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Roberta Queiroz   |   28/06/2016 17:14

Número de brasileiros no Peru cresce 70% em 5 anos

Hoje, o Ministério do Turismo do Peru, em parceria com a Prom Peru, o escritório do país no Brasil e a Avianca Brasil, promoveram um treinamento para 35 agentes de viagens da capital paulista. Cerca de mil profissionais já participaram do evento desde janeiro e, desta ve

Roberta Queiroz
Na home, a representante do Ministério do Turismo do Peru, Milagros Ochoa. Aqui, a executiva posa com Diego Castagnet, Valci Pereira de Souza e Luciana Longo, todos da Avianca Brasil

O brasileiro ultrapassou Machu Picchu e resolveu, de fato, descobrir o Peru. Nos últimos cinco anos, o número de turistas vindos do Brasil cresceu 70% e mostrou que a soma entre capacitações, parcerias, investimento no parque hoteleiro e exploração de novos destinos gera resultados promissores.

Hoje, o Ministério do Turismo do Peru, em parceria com a Prom Peru, o escritório do país no Brasil e a Avianca Brasil promoveram um treinamento para 35 agentes de viagens na capital paulista. Cerca de mil profissionais participaram do evento no primeiro semestre e, desta vez, o tema foi o segmento de luxo, que inclui lua de mel e destination wedding.

“Estamos divulgando os resorts de montanha no Vale Sagrado, Cusco, Machu Picchu e Lima e apresentando para os profissionais um Peru multidestinos. Um Peru em que o cliente pode mesclar luxo, esportes de aventura, gastronomia, compras e vida noturna. Dá até para pernoitar em capsulas nas montanhas”, destacou a representante do Ministério do Turismo peruano, Milagros Ochoa.

O perfil do viajante a procura de luxo no destino é bem definido. Segundo Milagros, a maioria são casais entre 35 e 55 anos que já foram ao Peru a negócios e querem voltar para ter uma experiência personalizada. “O agente de viagens ou operador não pode ficar em um quadradinho. Ele precisa oferecer um roteiro diferenciado e lembrar que algumas reservas precisam ser realizadas com antecedência para não frustrar o cliente”, destacou. Alguns restaurantes e hotéis na região são muito disputados e precisam ser reservados meses antes.

Um exemplo é o primeiro hotel da rede Explora no Vale Sagrado. Com inauguração em 2 de julho, o empreendimento já está com todos os quartos ocupados.

HOTELARIA
Atualmente, o Turismo representa 7% do PIB peruano. A fatia, bastante representativa, foi alcançada graças a expansão do parque hoteleiro. “A legislação para investimentos estrangeiros permite que grupos renomados possam entrar sem dificuldade”, afirmou Milagros. Redes como Hilton, Marriott, NH Hoteles, Belmond, Accor e Decameron desembarcaram no país nos últimos dez anos e atraíram viajantes de todo o mundo.

O gerente regional de Vendas Internacionais do Rio de Janeiro, Valci Pereira, e o executivo de Contas da Avianca, Diego Castagnet, fizeram questão de ressaltar que a hotelaria do Peru "é de primeiro mundo”. A malha aérea da companhia para o Peru compreende 42 voos, 21 deles semanais e sem escalas. Esta é a segunda vez que a Avianca e o Peru se unem no ano. Na primeira capacitação realizada em conjunto, o tema foi o Mice.

CONHECIMENTO ON-LINE
Segundo Milagros, a instabilidade econômica e política do Brasil não trouxe boas expectativas para o Peru no começo de 2016. A meta, por sinal, era apenas manter o número de brasileiros do ano anterior. “Com a queda do dólar, acreditamos que as pessoas vão viajar mais. Não temos uma porcentagem a ser alcançada, mas agora nós acreditamos no crescimento de visitantes”, disse.

Para transformar o crescimento em realidade, o Peru também está apostando em capacitações on-line, o webinar. Em julho, uma nova temporada de treinamentos entrará no ar. Serão seis capacitações (uma por mês) de uma hora e com a presença de convidados. Se o agente de viagens assistir pelo menos cinco delas e realizar uma prova, ele receberá um certificado de especialista no destino. Os assuntos ainda não foram definidos, mas devem incluir cultura, luxo, aventura e gastronomia.

Confira no álbum abaixo alguns agentes e operadores que marcaram presença no evento.

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