Roberta Queiroz   |   08/06/2016 18:29

Sujeira supera lucro e Amsterdã quer menos turistas

Amsterdã registra uma média de dezessete milhões de turistas a cada ano. O invejado número está deixando de ser motivo de orgulho para virar preocupação. As ruas estão sujas. As filas para atrações e restaurantes chegam a dobrar

Da Redação
Desestimulo ao Turismo foi escolhido por moradores e autoridades

Amsterdã registra uma média de 17 milhões de turistas a cada ano. O invejado número está deixando de ser motivo de orgulho para virar preocupação. As ruas estão sujas. As filas para atrações e restaurantes chegam a dobrar diversas esquinas. Já o parque hoteleiro parece próximo da sobrecarga.

"Não é nenhuma surpresa. Investimos cerca de 12 bilhões de euros (cerca de R$ 47 bilhões) em cultura, com a renovação do Rijksmuseum, do museu Marítimo e do museu de Cinema de Amsterdã", esclareceu o porta-voz da equipe de Marketing da cidade, Machteld Ligtvoet. Se o fluxo continuar nesse ritmo, Amsterdã pode chegar aos 23 milhões em 2025.

O Turismo gera, aproximadamente, 100 mil empregos na Holanda e faz com que os viajantes deixem cerca de 10,2 bilhões de euros em todo o país, conforme os números de 2014. No entanto, grande parte dos moradores da capital declararam que o lucro não compensa as transformações.

MEDIDAS IMEDIATAS
O prefeito de Amsterdã, Eberhard van der Laan, declarou ao jornal local Het Parool que o governo “não fará mais nada para atrair turistas”. O político emitiu um pedido para que os visitantes passem a se hospedar nos arredores de Amsterdã como, por exemplo, em Roterdã, Haia ou Utrecht. Os gastos com divulgação também devem ser reduzidos drasticamente.

Autoridades e população ainda acreditam que é preciso retirar os ônibus do centro e facilitar os estacionamentos fora da cidade. Outra atitude que está na lista dos holandeses é acabar com os abusos no aluguel de apartamentos particulares em páginas como a do Airbnb.


*Fonte: Folha de S. Paulo

Tópicos relacionados