Fernanda Cordeiro   |   01/07/2016 08:57

Conheça o museu de Henry Ford, em Detroit (EUA)

Local foi aberto em 1929 e possui até o antigo carro do ex presidente John F. Kennedy

Divulgação/ The Henry Ford
A cidade de Detroit, em Michigan (Estados Unidos), viveu seu auge com a chegada e a ascensão da indústria automobilística. E até hoje pode-se dizer que os carros são responsáveis pela maioria de turistas.

Na maior cidade do Estado de Michigan, os carros e tudo que envolve Henry Ford, fundador da Ford, são os diferenciais da região. A história do empresário e de suas invenções são contadas em cinco atrações, o The Henry Ford, um espaço dedicado somente ao inventor. São mais de 1,6 milhões de visitantes por ano.

O Museu Henry Ford fica em uma área de pouco mais de 36 mil metros quadrados. A ideia principal é recontar a história do automobilismo no país. E não apenas pelos olhos do criador do fordismo. Itens históricos de concorrentes, como as montadoras Volkswagen e General Motors, também estão expostos.

O espaço foi inaugurado em 1929 com um jantar de gala e até mesmo Thomas Edison - muito amigo de Ford - estava presente. O museu abriga carros simbólicos para a história do país, como o popular modelo T. Ainda conta com uma das maiores coleções de trens a vapor do mundo - uma das paixões de Ford - e um bonde antigo, que atualmente funciona como restaurante.

Divulgação/ The Henry Ford
Antigo carro do ex-presidente americano John F. Kennedy
A visita ao museu pode ser emendada com um tour completo pela fábrica do modelo do Ford 150. O passeio dura 1h30 e percorre uma exposição dos modelos mais icônicos produzidos pela fabricante, como o Thunderbird 1956 e o Mustang 1965.

Na atração é possível acompanhar a montagem da carroceria e da fase final da produção do Ford 150. É possível também acompanhar os testes com robôs que verificam o carro no fim da montagem. Em seguida, os visitantes são levados para uma sala de cinema com três telas, onde as imagens se completam e contam a história pessoal do empresário.

Outro espaço que carrega o nome Ford parece transportar os visitantes de volta para os anos 1920. As ruas de Greenfield Village são como um museu vivo aos olhos dos visitantes. O local foi criado pelo próprio Henry Ford com o objetivo de preservar casas e prédios importantes para história dos Estados Unidos.
Divulgação/ The Henry Ford
Rua principal de Greenfield Village. O local possui 83 prédios históricos
O terreno de 32 mil metros quadrados é uma grande “coleção” de prédios. Locais como a casa de Thomas Edison, Noah Webster - onde escreveu o primeiro dicionário Webster -, a loja e oficina dos irmãos Wright, a casa da fazenda da família Firestone e o tribunal onde o ex-presidente Abraham Lincoln trabalhou foram comprados por Ford e depois transportados até Greenfield Village.

O fato de o local ser chamado de museu vivo é porque todos esses prédios estão em perfeito funcionamento. Quem trabalha na pequena vila se veste com roupas de época e desempenha as mesmas funções dos antigos habitantes. Ao todo, são 83 prédios históricos organizados em sete distritos.

Os visitantes podem participar de várias das atividades realizadas pelos “moradores” e até podem dirigir um Ford T ou A pela avenida principal.

Veja mais fotos das duas atrações no álbum.


*Fonte: UOL Viagem

Tópicos relacionados