Renato Machado   |   02/08/2016 16:28

CNN: 10 coisas que o Brasil faz melhor do que os outros

Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil. A aproximação dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 tem gerado grande visibilidade ao País. Prova disso é a recente lista criada por Joe Robinson, da rede CNN. Nela, o jornalista cita dez fatos comuns no Brasil, mas

Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil. A aproximação dos Jogos Olímpicos Rio 2016 tem gerado grande visibilidade ao País. Prova disso é a recente lista criada por Joe Robinson, da rede CNN. Nela, o jornalista cita dez fatos comuns no Brasil, mas que são extraordinários ao resto do mundo. “A exuberância e a paixão por viver”, por exemplo, são marcas que atraem os estrangeiros segundo Robinson.

Confira abaixo a lista criada pelo jornalista norte-americano:

1 – DIVERSÃO
“A capacidade de brincar é parte fundamental da personalidade do brasileiro: uma propensão ao riso de si mesmo, o convite ao estranho para entrar na piada, ou o bizarro e os absurdos políticos” formam esse jeito singular de se divertir do brasileiro, segundo Robinson.

2 – MÚSICA DANÇANTE
O jornalista se mostra experiente no tema ao citar ritmos regionais como embolada, xote, forró, axé, ijexá, maracatu e frevo. “O Brasil é por si só um universo musical, incomparável quanto à diversidade de estilos, instrumentos e ritmos”, afirma.

3 – ALMOÇOS GENEROSOS
“Uma tradição mediterrânea trazida ao Brasil por portugueses, italianos e espanhóis é a de que o almoço é a principal refeição do dia”, adverte seus leitores. Para Joe Robinson, as porções brasileiras são “gigantescas”, porém ele exalta a capacidade da cozinha nacional de evitar o picante extremo (“exceto os baianos”) em favor de temperos mais saborosos.

4 – FESTAS
“Celebrar é uma prioridade para os brasileiros”, cita o jornalista. “As festividades nunca param. A abundância de festas regionais, apoio às artes e um grande número de feriados religiosos mantêm a farra no calendário durante todo o ano.”

5 – CIRURGIA PLÁSTICA
O jornalista cita a disposição do brasileiro para a cirurgia plástica, atualmente responsável por 13% das intervenções estéticas realizadas no mundo. “Em um país com tantas praias e tão pouca inibição quanto a mostrar a pele, não é de se surpreender que ter um corpo belo é uma preocupação por aqui”.

6 – FRUTAS EXÓTICAS
“O Brasil tem a maior coleção de frutas exóticas do mundo, muitas delas você nunca ouviu falar”, afirma Robinson ao seu leitor. O jornalista cita frutos como camu-camu, graviola, jabuticaba, cupuaçu (“uma mistura de coco e pera”, diz) e caju. Ainda fala do sucesso internacional de originais brasileiros, como açaí e acerola, e exalta as casas de suco.

7 – BEIJOS

Joe Robinson brinca ao afirmar que os brasileiros gostam de cumprimentar estranhos “como se fossem amigos de longa data”. Quanto aos amantes em seus beijos românticos? “Você verá beijos apaixonados sendo trocados em público como se não houvesse ninguém olhando”.

8 – PÃES E AFINS
O jornalista norte-americano parece ter vivenciado grandes experiências em padarias brasileiras. Robinson cita uma porção de produtos encontrados no local, desde tortas doces, e bolos até pães fresquinhos e croissants. “Padarias locais mantêm suas finanças sobre controle e seu paladar satisfeito”, comenta. “Só há um único problema com esses estabelecimentos: eles estão no Brasil e não no seu quarteirão”.

9 – FLORESTA AMAZÔNICA
“A floresta funciona como um gigante filtro atmosférico, sugando e armazenando dióxido de carbono da atmosfera, cerca de 2,2 bilhões de toneladas por ano, servindo como uma importante arma na luta contra a poluição e o aquecimento global”. Além disso, Robinson cita números da quantidade de árvores (390 bilhões), espécies de árvores (16 mil) e espécies de plantas (40 mil).

10 – CHURRASCO
Joe Robinson, que viajou extensamente pelo Brasil, parece entender a nossa paixão por churrasco. “Pouca coisa é mais saborosa para o brasileiro do que um bife grelhado na brasa, em particular, picanha”. O jornalista apresenta ao seu leitor estrangeiro como funcionam as churrascarias e sua variedade de carnes. “O objetivo aqui é conseguir se levantar e sair com suas próprias pernas do restaurante”.

Tópicos relacionados