Movida

Renato Machado   |   05/08/2016 15:33

No fundo do mar: os 10 melhores destinos para mergulho

O planeta Terra possui água em cerca de 70% de sua superfície. Explorar essa área toda em mergulhos é uma prática que atrai milhares de turistas a locais inóspitos ao redor do globo.

O planeta Terra possui água em cerca de 70% de sua superfície. Explorar essa área toda em mergulhos é uma prática que atrai milhares de turistas a locais inóspitos ao redor do globo. Seja utilizando cilindros de oxigênio ou com snorkel, em água salgada ou doce, presenciar belezas submersas e o habitat das espécies marinhas é uma experiência única. O Portal PANROTAS selecionou dez locais famosos por atrair os praticantes desse esporte.

PALAU
Flickr/Mattkieffer
Crédito: www.101holidays.co.uk

A ilha no meio do oceano pacífico chama a atenção por sua incrível biodiversidade e por se manter longe da influência humana. Vivem por lá mais de 1,5 mil espécies de peixes que podem ser vistas com facilidade graças à alta visibilidade das águas locais. Um dos destaques do pequeno país é o lago das águas-vivas, onde você pode mergulhar ao lado de espécies não-venenosas.

LOFOTEN (NORUEGA)
Moskenes/Baard Loeken


Quer unir a aventura de um mergulho ao lado de orcas e um visual rico de montanhas e belos cenários? A Noruega pode ser o seu destino. Vista seus trajes de neoprene e enfrente o frio escandinavo para curtir essa experiência. Com sorte, à noite, você ainda poderá ver a aurora boreal.

ILHAS MALDIVAS
Mark Hodson/101holidays.co.uk
Recifes são o forte da representante do oceano índico. Nas Ilhas Maldivas nadar no meio de esponjas do mar e tubarões é algo comum. A vantagem é que, se você não quiser ficar mais debaixo da água, praias exuberantes e ondas perfeitas para a prática do surfe estarão a seu dispor, como esta clicada pelo 101holidays.

ILHAS GALÁPAGOS
Flickr/Krawczuk
A América do Sul também está representada nesta lista. O conjunto de terras insulares faz parte do Equador e é mundialmente famoso pelas suas pesquisas sobre teorias da evolução. Cruzar pinguins, golfinhos, leões marinhos e tartarugas não é nem um pouco raro.

BELIZE
Flickr/132646954@N02
O buraco azul é uma sensação mundial quando se fala em mergulho em águas salgadas. Considerado pela Unesco um Patrimônio Mundial, o local atrai turistas de todo o mundo. Além das belezas naturais, passeios históricos em meio a ruinas maias completam a seleção oferecida.

ILHA DE SIPADAN (MALÁSIA)
Flickr/Hasselkus-pr
Parede de corais, tubarões e barracudas. Este é o cenário que melhor descreve o que é mergulhar na ilha de Sipadan, na Malásia. Espécies de grande parte estão por todo lado, difícil é escolher um ponto só para apreciar.

YONGALA (AUSTRÁLIA)
Matt King/Yongala Dive
É claro que embarcações naufragadas não poderiam ficar de fora dessa lista. O Yongala submergiu por conta de um ciclone, em 1911, próximo da costa de Queensland. Deste então se tornou lar de diversas espécies, dentre elas tubarões-tigre, tubarões-cabeça-chata, polvos e tartarugas.

THISTLEGORM (EGITO)
Egypt Travel
Em 1941 um ataque aéreo naufragou a embarcação militar do exército britânico, Thistlegorm. A carga, repleta de rifles, tanques de guerra, motocicletas e caminhões militares ficou submersa. Mais de 70 anos se passaram e todo esse equipamento que um dia seria utilizado em batalhas, possui hoje um aspecto, digamos, intrigante.

LIBERTY (INDONÉSIA)
Flickr/Jphotos
Anêmonas, corais e gorgonáceas decoram a região de Liberty, em Bali. Areias negras dão o contraste com os coloridos seres, formando imagens extremamente belas. Não à toa o local é um dos preferidos dos fotógrafos.

VANUATU
Flickr/Roderick Eime
Talvez os nomes “Melanésia” ou “Novas Hébridas” não lhe chamem muita atenção. Porém é nessa região, no meio do Pacífico Sul, que fica a pequenina Vanuatu. A ilha é casa de diversas espécies de peixes e corais, que se misturam formando verdadeiras pinturas subaquáticas.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias