Movida

Brunna Castro   |   19/08/2016 11:59

Saiba mais sobre alguns dos principais museus do País

Saiba mais sobre detalhes e acervos das atrações culturais brasileiras

Facebook/Museu Imperial
Em 2013, o Brasil registrava o número de 3,3 mil museus, conforme afirmou o então presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Dentre o número alto, essas atrações se destacam em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. O Candeias, clube de Turismo programado, listou informações sobre alguns dos principais museus do País. Você conhece todos eles? Confira abaixo.

INSTITUTO RICARDO BRENNAND – RECIFE

O museu conta com arquitetura em estilo dos castelos da época medieval europeia e acervo repleto de armaduras e armas vindas da Europa. O visitante também pode conhecer a pinacoteca repleta de pinturas de Frans Prost - o maior acervo do mundo do pintor holandês.

INHOTIM – BRUMADINHO (MG)
O famoso museu mineiro possui um acervo com objetos exóticos, estátuas de bronze, fuscas coloridos e esferas que flutuam na água.

PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO – SÃO PAULO

É o mais antigo museu da capital paulista. O acervo reúne mais de nove mil obras com foco na arte nacional dos séculos 19 e 20. Entre os autores estão Anita Malfatti, Almeida Júnior e Cândido Portinari, que tornam a Pinacoteca um dos mais importantes museus de arte do País.

MUSEU DE ARTES DE SÃO PAULO (MASP) – SÃO PAULO


Um dos museus mais importantes do Hemisfério Sul, o Masp conta com nove mil obras de pintores renomados de todo o mundo, como Renoir, Monet, Van Gogh e Ticiano. O famoso endereço da Avenida Paulista também reúne obras da arte ocidental, datadas desde do século 4 a.C até a Idade Moderna.

MUSEU DO FUTEBOL – SÃO PAULO, SP

Localizado no Estádio do Pacaembu, oferece muitas atrações interativas, onde é possível ver jogadas históricas e ouvir narração de jogos do rádio que marcaram o esporte. O visitante também encontra uma biblioteca com o maior acervo sobre futebol do mundo.

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL – RIO DE JANEIRO


É um dos mais importantes museus em relação à história do Brasil. São 277 mil documentos arquivados, sendo 55 mil deles históricos iconográficos e manuscritos que apresentam detalhes sobre o País.


MUSEU IMPERIAL – PETRÓPOLIS (RJ)


Localizado no antigo palácio de Dom Pedro II, representa uma das arquiteturas mais bem preservadas da época imperial. O acervo histórico do local, com quase 200 mil documentos originais e foco no século 19, é frequentado por estudantes, historiadores e pesquisadores em geral.


Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias