Rafael Faustino   |   02/09/2016 08:47

Moradores elegem países com melhor e pior clima; veja

Como parte de seu relatório anual Expat Insider, a Internations, organização de ajuda e conteúdo para expatriados, entrevistou cerca de 14 mil residentes, nativos ou não, de 195 países para saber, entre outras coisas, o que acham do clima local.

A popular frase “faça chuva ou faça sol” não se encaixa tão bem quando se trata de viajar. O clima é um fator que motiva e direciona o Turismo em todos os lugares e épocas do ano, e céu limpo sempre é bom para turistas e também para os locais.

Como parte de seu relatório anual Expat Insider, a Internations, organização de ajuda e conteúdo para expatriados, entrevistou cerca de 14 mil residentes, nativos ou não, de 195 países para saber, entre outras coisas, o que acham do clima local. Entre satisfeitos e insatisfeitos, foi montada uma lista dos países com os melhores e os piores climas na opinião de seus moradores.

Confira os rankings e prepare os óculos escuros (ou o agasalho):

MELHORES
Shutterstock/Colin D. Young
A Costa Rica e sua rica vegetação

A primeira colocada da lista é a Costa Rica. E, apesar de destino caribenho, não é um dos países famosos pelos resorts e estações turísticas. Estações bem definidas, com o período seco entre dezembro e abril e a estação das chuvas entre maio e novembro, aparentemente agradam bastante seus habitantes.

Em segundo, terceiro e quarto lugares, vêm três países banhados pelo mar Mediterrâneo: Chipre, Grécia e Malta, bastante próximos, também são famosos pelas belas paisagens que atraem gente do mundo todo no verão europeu. De fato, não parece haver motivo para seus moradores reclamarem.
Zakynthos, na Grécia, mostra porque o clima por lá é tão adorado

Já os quinto e sexto colocados podem surpreender muitos. Os africanos Uganda e Quênia são vizinhos e cortados pela linha do Equador e, abaixo da faixa do Saara, combinam o calor com uma bonita e variada vegetação.
Pixabay
A paisagem e o clima no Quênia pode surpreender a muitos

Completam a lista países de várias regiões: a europeia Espanha (sétimo lugar), a africana África do Sul (oitavo), o americano México (nono) e, por fim, outro europeu: Portugal (décimo). Todos os países bastante atrativos ao turista, em especial nas estações mais quentes, e com as populações bastante satisfeitas com as temperaturas médias.

PIORES
Flickr/Russ Bowling
Na Bélgica, o inverno é bastante rigoroso. Seus moradores parecem não gostar muito

Pode surpreender a muitos o país com a pior avaliação do clima pelos seus habitantes: a Bélgica, no norte da Europa, não encanta pelas temperaturas, com variações bem acentuadas durante o ano e um inverno pesado.

O segundo pior clima, na opinião dos cidadãos locais, está na Irlanda. E o terceiro, no Kuwait.
Apesar de ter um clima ameno, em comparação aos outros países nórdicos, a Dinamarca também não agrada a maior pelas temperaturas

Em seguida, aparece a Dinamarca, primeiro dos países nórdicos a figurar no ranking dos insatisfeitos. Vizinhos da Bélgica, Luxemburgo e Holanda estão em quinto e sexto lugares, respectivamente, mostrando que o fator localização geográfica pesa bastante na avaliação.

Corroboram esse argumento o Reino Unido (sétimo lugar), ao lado da já citada Irlanda, e Suécia e Finlândia (nono e décimo, respectivamente), deixando fácil identificar as regiões com o clima mais incômodo. Por fim, a Rússia, oitava colocada no ranking de insatisfação, mostra que nem a vodca é capaz de fazer seus habitantes esquecerem os incômodos do clima.
George Tsiagalakis/Wikicommons
Essa imagem de Londres resume bem porque o clima não é exatamente um atrativo turístico do Reino Unido

Tópicos relacionados