Rodrigo Vieira   |   11/10/2016 16:22

Mais barata: Argentina isentará impostos hoteleiros

Um dos principais destinos internacionais para o mercado brasileiro, a Argentina pode ficar mais barata para nossos turistas. Isso porque o país vizinho, na ideia de incentivar a chegada de visitantes estrangeiros, está prestes a abonar impostos em hotelaria para pagamentos em cart&ot


Marluce Balbino

Um dos principais destinos internacionais para o mercado brasileiro, a Argentina pode ficar mais barata para nossos turistas. Isso porque o país vizinho, na ideia de incentivar a chegada de visitantes estrangeiros, está prestes a abonar o imposto VAT para pagamentos em cartões de crédito e débito no setor de hospedagem de todo país.

O reembolso será automático e atingirá tanto o consumidor direto quanto aquele que comprar via intermediários. Segundo o diário La Nacion, a medida não se implementará por meio de uma nova lei, já que o projeto tramita desde 2001 no país, mas de um decreto que foi firmado pelo ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, e o presidente, Mauricio Macri. Assim que o Ministério da Fazenda aceitar referendar o projeto, ele estará vigente. Segundo a administração Macri, isso tomaria no máximo dois meses.

Com a crise, o número de brasileiros na Argentina despencou no ano passado. Foram 900 mil turistas daqui no país "hermano", que já chegou a receber próximo de 1,5 milhão nos anos áureos de real valorizado.

A cadeia turística argentina espera ansiosa crendo que haverá um grande impacto no setor, o que levará benefícios à economia do país. De acordo com cálculos oficiais do governo da Argentina, a iniciativa vai facilitar na chegada anual de 120 mil novos turistas, que gastarão cerca de US$ 90 milhões e seriam responsáveis por 80 mil postos de trabalho.

Tópicos relacionados