Fernanda Cordeiro   |   18/11/2016 18:49

Conheça o vilarejo fantasma que foi invadido pela areia

Kolmanskop já foi lar de mais de 1,3 mil pessoas e hoje abriga apenas a areia do deserto


Dreamstime
Vilarejo já foi residência de mais de 1,3 mil pessoas antes da Primeira Guerra Mundial
Vilarejo já foi residência de mais de 1,3 mil pessoas antes da Primeira Guerra Mundial


A Namíbia é conhecida por seus desertos e natureza exuberante, onde os turistas podem se divertir em passeios de balão, safáris e excursão sobre as dunas. Entretanto, há uma cidade no país africano que poderia figurar em filmes de terror: o vilarejo de Kolmanskop, que hoje não passa de casas abandonadas que foram invadidas pela areia do deserto.

O antigo vilarejo surgiu no século 20 e abrigava os funcionários de uma mina de diamantes que existia na região. Devido à preservação do local é possível ver que muitos dos prédios mantém suas características originais. Diz a história que, antes da Primeira Guerra Mundial, mais de uma tonelada de diamantes foi retirada das minas do local.

Na época, o território que hoje é a Namíbia pertencia à Alemanha e mais de 1,3 mil pessoas viveram em Kolmanskop, sendo muitos deles alemães que enriqueceram com a exploração do mineral. Um cassino, teatro, casas luxuosas para a época e até uma fábrica de gelo existam no local.

Dreamstime
Placa com o nome da cidade - em alemão-, logo na entrada do local
Placa com o nome da cidade - em alemão-, logo na entrada do local


Hoje, o vilarejo oferece outro atrativo para os visitantes, além da história do local. O interior da maioria das construções foi invadido pela areias do deserto e cobre os chão das casas, o corredor de um velho hospital e até mesmo a sala de uma escola arruinada. Para quem é fã de arquitetura, Kolmanskop também é o destino ideal já que as construções têm traços das residências alemãs da Bavária, que contrastam com as vastidões desérticas da área.

Os amantes de fotografia são os que mais visitam o local, já que gostam de entrar nos cômodos lotados de areia e antigos dos prédios para tirar fotos dos ambientes. A beleza rústica do local já foi locação para um filme de terror, o pouco conhecido Dust Devil, de 1992.

Dreamstime
Alguns imóveis foram totalmente tomados pela areia
Alguns imóveis foram totalmente tomados pela areia


Nos passeios pelo vilarejo, muitos visitantes costumam ficam com areia até os joelhos. Além disso, o calor no destino é forte. É recomendado que os visitantes usem tênis na cidade para evitar areia nos calçados, além de chapéu e óculos de sol para sobreviver ao calor africano.

Kolmanskop está a mais de 700 quilômetros de Windhoek, a capital da Namíbia. A melhor maneira de chegar lá é contratando um tour na cidade de Lüderitz, que fica a cerca de dez quilômetros da cidade fantasma.


*Fonte: UOL Viagem

Tópicos relacionados