Brunna Castro   |   09/12/2016 09:30

Mekong: roteiro desbrava um dos maiores rios do mundo

Um total de quatro mil metros de extensão e fonte de alimentos, água e meios de subsistência para cerca de 60 milhões de pessoas em seis países. Essas e outras características constroem a imponência do rio Mekong, o 13º mais extenso do mundo.

Com mais de quatro mil metros de extensão e fonte de alimentos, água e meios de subsistência para cerca de 60 milhões de pessoas em seis países. Essas e outras características constroem a imponência do rio Mekong, um dos mais extensos do mundo.

As águas que percorrem China, Birmânia, Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã até desembocarem em delta no Mar da China Meridional carregam muitas histórias - e muito o que ser visto. Uma reportagem da BBC Travel explorou algumas das inúmeras paisagens que os turistas podem encontrar ao longo do Mekong. Confira alguns destaques a seguir.

FONTE GEOGRÁFICA
Exploradores têm buscado determinar a fonte exata do rio desde a virada do século 19. Um relatório mais recente, feito pelos exploradores Pieter Neele e Luciano Lepre, que publicaram suas descobertas em 2014, aponta que uma nova fonte vem de uma geleira a 5,3 mil metros em uma montanha sem nome ao lado da Jifu.

PRADARIAS
A partir do aeroporto de Yushu, na província de Qinghai, na China, a cabeceira do rio fica a uma distância de 270 quilômetros. De carro, a vista da viagem é repleta de pradarias em uma paleta cor de terra, montanhas altas e céu azul.

Casas nômades, montadas em tendas ou estruturas simples de tijolos de barro, aparecem com distância de quilômetros umas das outras, segundo a reportagem. É preciso de um carro 4x4 bastante resistente para fazer o trajeto.

O turista também pode optar por ir a cavalo, o que faz com que a viagem dure muitos dias. Por terra, é possível encontrar lagos na região de Zaxiqiwa Lakes - onde a água azul se acumula em meio ao solo úmido, que dificulta o transporte com veículos. Opções de transporte pela atração principal, que é o rio, também podem ser encontradas.


*Fonte: BBC Travel

conteúdo original: http://bbc.in/2hp9cLh

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias