Janize Colaço   |   27/02/2017 20:17

Além de Olinda e Recife: cidades folionas em Pernambuco

Outras cidades pernambucanas com tradições carnavalescas

RECIFE – O carnaval é uma das principais festas do País, já popularizado internacionalmente, sobretudo, com os desfiles de escolas de samba. Porém, várias cidades têm o seu próprio jeito de festejar a data.

Pernambuco, por exemplo, tem as cidades de Recife e Olinda como as mais procuradas por turistas nesta época do ano. O que nem todos sabem, contudo, é que outros municípios também têm o carnaval como um de seus principais atrativos e recebem grandes investimentos do Estado.

Confira a seguir outras cidades pernambucanas com tradições carnavalescas:

BEZERROS
Janize Colaço

Durante os domingos que antecedem o carnaval, a rua da Matriz, da pequena cidade de Bezerros, é tomada pelos moradores. Seria um típico carnaval de rua se os foliões não estivessem mascarados e com túnicas largas e coloridas. A tradicional “Folia de Papangu” nasceu de uma brincadeira ainda no século 19 – quando as pessoas se fantasiavam durante a data e saiam pedindo angu para a vizinhança, o que derivou o nome.

NAZARÉ DA MATA
Janize Colaço

Já na segunda-feira de carnaval é dia do Encontro de Grupos de Maracatus Rurais, na pequena cidade de pouco mais de 30 mil habitantes. Ao todo, cerca de 60 grupos se reúnem, sendo que alguns deles já beiram ao centenário, conforme explicou o secretário de Cultura da cidade, Flávio Niçatas. Segundo estimativas do policiamento local, a média de turistas da cidade durante os três dias de folia corresponde a 20 mil pessoas.

ILHA DE ITAMARACÁ
Fundarpe

Além do ecoturismo, o município é bastante popular pelo seu carnaval de rua com muito frevo e também é a terra da famosa cirandeira Lia de Itamaracá. Durante a terça-feira, as ruas da cidade são tomadas por blocos tradicionais, como o Catraias. Para quem quiser estender a estada na ilha, a dica que a Secretaria de Cultura de Pernambuco dá é o de aproveitar as opções de ecoturismo e de esportes náuticos.

GOIANA
Fundarpe

As raízes dos tradicionais caboclinhos estão na última das cidades do litoral norte do Pernambuco – com cerca de 60 quilômetros da capital. Com desfiles de dezenas agremiações, além de cortejos, a cidade busca homenagear as tradições indígenas.

PETROLINA
Fundarpe

Além das famosas carrancas, Petrolina também tem tradição na folia. Dentre tantas atrações, o “Samba do Véio” é bastante popular. O festejo carrega características de matrizes africanas e indígenas. Além do carnaval, a cidade também agrada por sua arquitetura, artesanato e gastronomia.

O Jornal PANROTAS viaja a convite da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado e da Empetur, com proteção da Intermac.

Tópicos relacionados