Leonardo Ramos   |   10/02/2017 13:14

Caribe bate recorde de visitação em 2016; veja dados

As ilhas do Caribe bateram, em 2016, o número de 29,3 milhões de turistas estrangeiros, sétimo recorde seguido, segundo a Organização de Turismo do Caribe (Cto); mesmo assim, hotelaria caiu

Divulgação
Belize, uma das ilhas do Caribe que mais cresceu no número de visitantes norte-americanos
Belize, uma das ilhas do Caribe que mais cresceu no número de visitantes norte-americanos
Reunidas, as ilhas do Caribe bateram em 2016 a marca de 29,3 milhões de turistas estrangeiros, 4,2% a mais que o ano anterior, segundo o secretário geral da Organização de Turismo do Caribe (CTO), Hugh Riley. "Embora abaixo dos 30 milhões esperados, os números de 2016 continuaram nossa sequência de recorde de crescimento pelo sétimo ano seguido” lembrou o executivo.
Dreamstime
Cuba bateu recorde de visitantes internacionais, com 4 milhões de turistas
Cuba bateu recorde de visitantes internacionais, com 4 milhões de turistas

Entre os maiores mercados de longa estada, os Estados Unidos continuam sendo os predominantes, representando cerca de 50% dos visitantes. Em sequência vem a Europa, que registrou o maior crescimento de 2016, com 11%, chegando a um total de cerca de 5,6 milhões. Cuba, desde a retomada das relações diplomáticas com os EUA, tem aumentado o número de turistas estrangeiros, batendo os quatro milhões de visitantes internacionais no ano passado.

Entre os países que mais aumentaram a quantidade de visitantes norte-americanos estão Belize, Ilhas Turcas e Caicos, Bermuda, Antigua e Barbuda, Barbados, Cuba, Guiana, Granada e Montserrat.

CRUZEIROS SOBEM
As chegadas de passageiros em cruzeiros também subiram, registrando um aumento de 1,3% e chegando ao número de 26,3 milhões turistas. No total, as ilhas caribenhas receberam 33,7% de todas as viagens de cruzeiro no mundo em 2016, segundo a organização.

HOTELARIA CAI
Mesmo com o crescimento de visitantes, os resultados na hotelaria não apresentaram os mesmos resultados. Segundo a STR Global, que monitora cerca de 55 mil hotéis no mundo, 2016 foi negativo na taxa de diária média, fechando o ano em US$ 201,50. No revpar (receita por quarto disponível), que teve 2,6% de queda em relação a 2015, chegando a US$ 134,48, e na taxa de ocupação, que ficou em 66,7%, 1,6% a menos que o ano anterior.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias