Movida

Janize Colaço   |   17/02/2017 16:37

Enoturismo: conheça diferentes destinos na rota do vinho

De Mianmar a Portugal, aqui estão alguns locais ocultos e belos para os apreciadores da bebida explorarem.

Flickr/Denise Mattox

Para os amantes de vinho, Borgonha, Napa Valley, Marlborough e Toscana já são destinos tradicionais e obrigatórios no enoturismo. No entanto, nos últimos anos, novos ou menos conhecidos vinhedos produziram safras extraordinárias que estão redigindo o mapa do vinho.

De Mianmar a Portugal, aqui estão alguns locais ocultos e belos para os apreciadores da bebida explorarem.

KAKHETI (GEÓRGIA)
Dreamstime

Localizado na interseção da Europa e da Ásia, a Geórgia não é conhecida por suculentos pêssegos, mas por suas variedades de uva. A Geórgia, o país – e não o Estado dos EUA – é uma das regiões vinícolas mais antigas do mundo. Os arqueólogos encontraram evidências de produção de vinho a partir de seis mil a.C., o que lhe valeu uma posição na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. Kakheti é a mais famosa região vinícola do país, com destaque para a cidade de Sighnaghi. Em geral, as bebidas são fermentadas em jarras de barro, resultando em um sabor doce, porém um tanto diferente do habitual vinho ocidental.

LAGO INLE (MIANMAR)
Dreamstime

Mianmar possui apenas duas propriedades vinícolas, ambas localizadas perto do Lago Inle. Inaugurada em 1999, a vinícola Aythaya fica próxima das montanhas Shan e oferece a degustação em um restaurante local. A outra adega é a Red Mountain Estate, datada de 2002, que contou com espécies de uvas advindas da França e da Espanha, antes de determinar qual seria a melhor para o cultivo nas montanhas.

BRDA (ESLOVÊNIA)

Dreamstime

A região vinícola de Brda, de 72 quilômetros quadrados, fica ao longo da fronteira italiana e foi descrita como uma "mini Toscana" – sendo que até mesmo a culinária é influenciada pela Itália. A uma hora de carro de Liubliana, capital do país, a maioria dos vinhedos são pequenos e geridos por familiares. Além disso, quase todas as vinícolas oferecem a combinação de degustações de vinho, passeios, refeições, alojamento e vendas de vinho.

VALE DO DOURO (PORTUGAL)
Dreamstime

O norte de Portugal é o lar da região do Douro, que é o berço do vinho do Porto. De acordo com os historiadores, há registros da produção de vinho na região que datam mais de dois mil anos. Uma das principais atrações da cidade é o novo hotel Six Senses, que apresenta uma casa senhorial renovada do século 19, situada no alto de uma colina com vista para o Vale do Douro.

OKANAGAN (CANADÁ)
Dreamstime

Situada na Columbia Britânica, e próxima da movimentada Vancouver, a região dos vinhos de Okanagan é o lugar perfeito para fazer um passeio de bicicleta por uma vinícola. Na cidade de Gold Rush é possível conhecer a produção da Tinhorn Creek, onde além do passeio, a degustação de vinhos com uma vista de lindas das colinas é uma das opções prediletas dos visitantes.

FINGER LAKES (NOVA YORK)
Dreamstime

A região de Finger Lakes, no Estado de Nova York, é conhecida por sua paisagem pitoresca de nove mil quilômetros quadrados com cachoeiras, desfiladeiros, colinas onduladas e uma costa que abrange 11 lagos glaciais e o Grande Lago. Os visitantes podem experimentar uma das quatro trilhas de vinhos na região de Finger Lakes: o Cayuga Lake Wine Trail, Seneca Lago Wine Trail, Keuka Lake Wine Trail, ou Canandaigua Wine Trail. Os vinhos brancos são o principal atrativo da região que tem mais de 100 vinícolas e é a maior produtora dos Estados Unidos.

TENERIFE (ILHAS CANÁRIAS)
Dreamstime

Com o seu rico solo vulcânico, Tenerife, a maior ilha das Canárias, produz vinhos tintos e brancos saborosos. A ilha oferece variedades de uva que já foram extintas da Europa continental. O Listan Negra é semelhante a um vinho espanhol, enquanto o Listan Bianco é um vinho seco e que tem um sabor fresco da ilha.

MARCHE (ITÁLIA)
Dreamstime

Empoleirada no centro da Itália, Marche oferece uma bela paisagem ao lado do Mar Adriático, embora com um turismo menor que os vizinhos Toscana ou Umbria. Na pequena cidade de Offida, a uva pecorino é a mais importante. Todos os anos, cerca de 18 milhões de garrafas de seu famoso vinho, Verdicchio, são vendidos globalmente.

HEALDSBURG (CALIFÓRNIA)
Dreamstime

Fugindo da já tão tradicional Napa Valley, uma alternativa é visitar a cena de vinho emergente do norte da Califórnia, em Healdsburg. Localizado ao norte de San Francisco, a cidade comemorou 40 anos da organização Road Wine no ano passado, onde 200 vinícolas são pontilhadas ao longo dos rios Alexander, Dry Creek, Russian River e Vales.


*Fonte: CNN Travel

conteúdo original: http://cnn.it/2kKFzJK

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias