Brunna Castro   |   17/02/2017 17:01

RJ: prefeitura divulga esquema operacional para o carnaval

Segundo estimativas feitas pela Riotur, a temporada de carnaval na cidade deve atrair 1,1 milhão de turistas e gerar uma renda em torno de R$ 3 bilhões no segmento de turismo.

A Prefeitura do Rio divulgou ontem (16) o esquema operacional para o Carnaval no Sambódromo. Segundo estimativas feitas pela Riotur, a temporada de carnaval na cidade deve atrair 1,1 milhão de turistas e gerar uma renda em torno de R$ 3 bilhões no segmento de Turismo. Além disso, a expectativa é de que a hotelaria carioca supere os 80% de ocupação.

Pixabay

TRÂNSITO
Um esquema especial de trânsito será implantado no centro da cidade e seus acessos a partir do dia 23. A operação de trânsito contará com a participação de 550 agentes da prefeitura por dia. Além disso, o Centro de Controle de Operações da Prefeitura estará monitorando toda a área do evento com 570 câmeras, sendo 60 na região central, o que permitirá que os técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos para garantir a fluidez do trânsito.

TRANSPORTE PÚBLICO
Através da Secretaria de Transportes, a prefeitura elaborou um esquema especial também para o transporte público. Algumas linhas de ônibus que passam próximas ao Sambódromo sofrerão alteração em seus trajetos. Também foram definidos pontos de embarque e desembarque de táxis comuns e especiais para o público que irá assistir os desfiles.

Os trens do metrô circularão sem interrupção a partir das 5h de sexta-feira (24/02) até as 23h de terça-feira (28/02), com extensão de embarque nas estações Praça Onze e Central até as 3h de quarta-feira (01/03), por conta do desfile das escolas mirins. A partir das 10h de sábado (25/2), os trens da Linha 2 realizarão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as duas linhas. Os usuários que desejarem seguir viagem para a Linha 4 deverão fazer a transferência na estação General Osório.

A Super Via também disponibilizará viagens extras nas madrugadas de sábado, domingo, segunda e terça-feira de Carnaval, com partidas da Central do Brasil em trens com ar-condicionado.

APLICATIVO
Os planos da prefeitura para o carnaval carioca também incluem um aplicativo gratuito com informações úteis, como agenda de blocos de rua, programação dos desfiles na Sapucaí, onde conseguir camisinha nas unidades de saúde e o que fazer em caso de sexo desprotegido. O objetivo é "facilitar a vida do folião, dando dicas de diversão, cuidado e saúde".

Tópicos relacionados