Leonardo Ramos   |   21/03/2017 18:10

Chile lança temporada de inverno e quer mais brasileiros

O lançamento da temporada de inverno 2017 promoveu os destinos chilenos que devem estar em alta para o trade, e expectativa é que número de brasileiros volte a crescer após ano de queda; passagens devem ser mais baratas em junho e julho

Leonardo Ramos
A representante do Turismo Chile no Brasil, Tamara Mantoani, e a subgerente do órgão para América Latina, Jessica Canelo
A representante do Turismo Chile no Brasil, Tamara Mantoani, e a subgerente do órgão para América Latina, Jessica Canelo
Ainda é março e o outono mal começou, mas a temporada de inverno do Chile foi lançada na tarde desta terça (21), em São Paulo. Com a presença de mais de 60 agentes e operadores de viagem, o Turismo Chile, órgão que promove o Turismo do país, apresentou os variados destinos chilenos que devem se manter em alta após o ano recorde de 2016, quando cerca de 5,6 milhões de pessoas foram ao país.

TURISTAS BRASILEIROS DEVEM CRESCER
Mesmo com o ano considerado de sucesso, o número de brasileiros no Chile caiu em 2016: em 2015 foram 456 mil, enquanto no ano passado o número caiu para 439 mil turistas. Segundo a subgerente do Turismo Chile para América Latina, Jéssica Canelo, a queda de cerca de 3% ocorreu principalmente devido à crise financeira sofrida pelo Brasil. “Somente em janeiro e fevereiro do ano passado verificamos uma diminuição de 25% no número de brasileiros para o Chile” revelou Jéssica.

Para este ano, porém, a previsão é que a quantidade de visitantes brasileiros volte a crescer, devido ao enfraquecimento da crise. “O Brasil vinha crescendo como país emissor de viajantes antes da instabilidade econômica e política que se instaurou no País, e agora deve continuar sua subida”, afirmou a executiva. “Em janeiro deste ano já registramos um aumento de 8% das vendas em relação ao ano passado, uma demonstração de como o visitante brasileiro está mais confiante para viajar”, finalizou Jéssica.

Atrás apenas da Argentina no quesito de emissor internacional, ficando em segundo lugar, um dos maiores focos dos brasileiros é o esqui: cerca de 150 mil foram praticar o esporte no Chile no ano passado, cerca de um terço de todos os brasileiros que visitaram o país. “E o turista vindo do Brasil continua sendo o líder de mercado no período de neve, principalmente por gastar em média US$160 por dia em sua estadia”, afirmou Jéssica.

PASSAGENS AÉREAS PROMOCIONAIS
Ainda segundo Jéssica, a companhia aérea Latam, parceira do órgão, deve ter passagens promocionais e com melhores taxas para junho e julho deste ano.

DESTINOS EM ALTA PARA O INVERNO

Serge Brunier
Atacama tem o céu com
Atacama tem o céu com "mais estrelas no mundo", segundo o Turismo Chile
O lançamento da temporada, porém, foi muito além do esporte na neve: dividindo o Chile em cinco macrorregiões, a representante do Turismo Chile no Brasil, Tamara Mantoani, apresentou suas diversas riquezas. O grande foco foi o Turismo de aventura. Vale ressaltar que, eem 2016, o Chile desbancou a Nova Zelândia como melhor destino para se aventurar no mundo.

A primeira região apresentada foi o Deserto do Atacama: com mais de 150 atrações naturais, como o Vale de La Luna e os gêiseres, o local é um dos desertos mais áridos do mundo, e tem ainda como novidade os passeios de balão, lançados no último ano. A segunda foi a região central, que engloba Santiago, Val Paraíso e Viña Del Mar: o foco foram os passeios nas vinícolas, além das óbvias estações de esqui, que além do esporte oferecem belas vistas da cordilheira dos Andes.

A região dos Lagos e Vulcões também foi lembrada, com os destinos de Puerto Varas, Valdivia e Temuco sendo destacados. No extremo sul, a Patagônia mantém-se um dos destinos mais buscados por turistas no país, inclusive brasileiros: segundo a diretora regional de Turismo da região, Lorena
Dreamstime
Ilha de Páscoa e os misteriosos Moais
Ilha de Páscoa e os misteriosos Moais
Guarda, cerca de 10% dos viajantes que passam pela Patagônia chilena vêm do Brasil.

E por fim, a região das ilhas. O destaque foi para a Ilha de Páscoa, dos famosos Moais, as estátuas misteriosas que ficam por lá. O destino foi destacado também como um bom lugar para mergulho: segundo Tamara, a ilha possui a água mais cristalina do mundo.

Tópicos relacionados