Renato Machado   |   23/06/2017 11:27

Etihad Museum conta história dos Emirados Árabes Unidos

No início de 2017, após inauguração com a presença do sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, foi aberto ao público o renovado Etihad Museum. O museu é localizado no subsolo do complexo administrativo de Dubai – o qual hospeda, além do esc

Divulgação/Etihad Museum
Union House, prédio que hospeda, em seu subsolo, o Etihad Museum
Union House, prédio que hospeda, em seu subsolo, o Etihad Museum

No início de 2017, após inauguração com a presença do sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, foi aberto ao público o renovado Etihad Museum. O museu é localizado no subsolo do complexo administrativo de Dubai – o qual hospeda, além do escritório da autoridade máxima local, dois prédios icônicos dos Emirados Árabes Unidos: a Union House e a Guest House.

Operado pela autoridade de Cultura e Artes de Dubai, o museu se propõe a contar, por meio de fotos, vídeos, documentos e pavilhões interativos, a história por trás da unificação dos sete emirados, o que resultou no nascimento dos EAU, há 46 anos.

O local escolhido para hospedar a exposição não poderia ser outro. Foi na Union House (ou Dar Al Etihad) que em 1971 os governantes dos emirados assinaram a declaração que marcou a formação e unificação dos Emirados Árabes Unidos. Além da exposição fixa, ao longo de seus 25 mil metros quadrados, o Etihad Museum é equipado com uma biblioteca, um centro educacional, uma área para exposições temporárias e um restaurante.

A arquitetura do prédio, assinada pelos canadenses Moriyama e Teshima, retoma o episódio, com um formato que lembra um manuscrito, representando o acordo de unificação, e sete colunas que remetem às canetas utilizadas para a assinatura do documento.

Confira no vídeo abaixo um tour pelo Etihad Museum:


Tópicos relacionados