Leonardo Ramos   |   30/06/2017 15:30

Montevidéu ganha museu em homenagem a Carlos Gardel

O museu fica na Villa Yeruá de la Ramblay Rimac, datada da década de 20, e onde o cantor de tango Carlos Gardel costumava passar suas férias e aniversários; veja

Ministerio do Turismo do Uruguai
Museu fica na Villa Yeruá de la Ramblay Rimac, datada da década de 20, e onde Gardel costumava passar suas férias e aniversários
Museu fica na Villa Yeruá de la Ramblay Rimac, datada da década de 20, e onde Gardel costumava passar suas férias e aniversários
A cidade de Montevidéu acaba de ganhar um museu em homenagem ao cantor de tango Carlos Gardel. Embora haja controvérsias do local de seu nascimento, podendo ser ou no Uruguai ou na França, o local escolhido para sediar o tributo foi a capital uruguaia, mais especificamente na Villa Yeruá de la Ramblay Rimac, casa datada da década de 1920 onde Gardel costumava passar suas férias e seus aniversários.

Inaugurado na data do 82º aniversário da morte do cantor, falecido em 1935 em um acidente de avião em Medellín (Colômbia), o imóvel fica no bairro de Malvin. Logo na entrada do museu, os visitantes se deparam com uma estátua de Gardel, construída pelo artista plástico uruguaio Alberto Morales Saravia, onde o cantor está em pé junto de seu amigo Irineo Leguisamo, jogador uruguaio de turfe. Além disso, os organizadores do projeto reproduziram a frente da casa exatamente como era a original.
Ministerio do Turismo do Uruguai
Frente da casa foi restaurada
Frente da casa foi restaurada

Além da homenagem a Gardel, a construção abriga ainda outro museu, focado no Turfe, esporte de corridas de cavalos, e a nova sede da Associação Uruguaia de Proprietários de Cavalos de Corrida (APC), responsável pelo investimento na restauração e criação do museu, no valor de aproximadamente US$ 160 mil.

A homenagem conta com objetos, documentos e fotos do cantor, que levam abaixo QR Code com narrativas sobre as cenas, "inserindo o visitante no contexto histórico". No segundo andar da casa estão os troféus, a jaqueta da última corrida de Leguisamo e a capa de seu cavalo, o Invasor, além dos móveis e objetos originais da época.

Para quem visitar Montevidéu, a entrada é gratuita e o local está aberto ao público de terça a sábado das 10h às 17h, e domingos e feriados das 12h às 18h.


Tópicos relacionados