Movida

Raphael Silva   |   08/09/2017 10:28

Herói ou vilão? 4 documentários sobre o impacto turístico

Produções abordam como o Turismo pode causar efeitos negativos a destinos no mundo

Um recent post no blog MKT Destinos, no Portal PANROTAS, abordou as complicações que a superpopulação turística pode causar em um destino. Além de poder afetar seriamente os costumes locais, também tende a levar prejuízo natural, principalmente àqueles locais pouco habitados, e não pára por aí.

Diante disso, o portal Habitación 61 preparou uma lista com quatro documentários que mostram o impacto do Turismo nos destinos. Confira abaixo.

THE VENICE SYNDROME
Com mais turistas do que locais caminhando pelas ruas diariamente, Veneza sofre com as consequências. Um dos destinos mais emblemáticos do mundo, a Cidade Flutuante chegou ao ponto de perder habitantes por conta do excesso de visitantes, fato abordado pelo documentário.

A Síndrome de Veneza, traduzido para o português, entra na vida de moradores da cidade para mostrar como o Turismo afeta a vida de quem mora no destino. Confira o trailer abaixo.


GRINGO TRAILS
"Os turistas estão salvando ou destruindo o planeta?" Esse é o questionamento principal do documentário lançado em 2013, que toma cena em quatro principais destinos, da selva na Bolívia às praias da Tailândia, para mostrar o impacto nas culturas, economias e meio ambiente sob a visão de mochileiros.

A produção mostra a visão dos viajantes diante do que o efeito turístico pode causar, mas também aponta onde os destinos falham na concepção de produtos atrativos aos turistas. Assista ao trailer abaixo.


BYE BYE BARCELONA
Através de declarações da população local de Barcelona, o documentário aborda a transformação da cidade que se tornou refém do Turismo. A perda de autenticidade do destino, assim como a superlotação de visitantes são apenas alguns dos problemas encontrados pelos nativos.

Confira abaixo o trailer de Bye Bye Barcelona, que também pode ser assistido gratuitamente no Youtube.


WELCOME GOODBYE
Essa produção foca em mostrar os prós e contras do turismo jovem em Berlim. A capital alemã é vista como um destino de baixo custo àqueles que buscam por um ambiente de festa, mas que também sofre com más atitudes de turistas. Veja o trailer do documentário abaixo.



*Fonte: Habitación 61

conteúdo original: http://bit.ly/2dGXg5z

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias