Rodrigo Vieira   |   29/09/2017 18:26

México divulga devolução de impostos na 45ª Abav

Quase todo produto tem devolução de 9% para estrangeiros


Marluce Balbino

Nem todo mercado sabe, mas o México tem um programa de devolução de IVA para estrangeiros, e a 45ª Abav e 48º Encontro Comercial Braztoa está sendo estratégica para o país divulgar a notícia para o trade. A empresa responsável pela ação é a Moneyback, em parceria com o Conselho de Promoção Turística do México (CPTM), dirigido no Brasil por Diana Pomar.

A diretora geral da companhia, Danielle Van Der Kwartel, conta que todos os produtos adquiridos são contemplados com o retorno das taxas, exceto serviços, como hotelaria e alimentação, por exemplo. São devolvidos quase 9% do total da compra. Os escritórios da Moneyback estão presentes 16 aeroportos, nove portos marítimos e 25 pontos comerciais no México. Chegando lá, o turista estrangeiro apresenta suas notas fiscais e o dinheiro é devolvido em até 45 dias. Cartões de crédito e dinheiro efetivos são contemplados.

"O brasileiro está gastando 20% mais este ano na comparação com o mesmo período de 2016. É um público que gasta em média US$ 1 mil a cada visita ao país", concluiu a empresária, que representa uma das forças do CPTM para a prosperidade do turismo mexicano no Brasil, já que países como Uruguai e Argentina apresentam programas similares.

Tópicos relacionados