Movida

Marina Marcondes   |   23/10/2017 10:36

Após polêmica, Riotur vai incluir favelas em mapa turístico

Riotur disponibiliza mapas turísticos com favelas apagadas dos folhetos e recebe duras críticas. Representantes divulgaram que já estão em contato com o órgão responsável pela criação do mapa oficial do município, para incluir as

Divulgação/Favelidade
Turismo em comunidades no Rio de Janeiro
Turismo em comunidades no Rio de Janeiro

O diretor jurídico da Riotur, Christian Teixeira, disse na última quinta-feira (20) que a instituição está em contato com o Instituto Pereira Passos, órgão responsável pela criação do mapa oficial do município, para incluir as favelas cariocas nos folhetos entregues aos turistas. No mapa turístico da cidade, comunidades como Dona Marta, Babilônia e Cantagalo haviam sido substituídas por florestas ou espaços vazios.

Segundo Teixeira, os mapas temáticos digitais serão trocados imediatamente, entretanto os físicos só serão corrigidos quando a Riotur tiver recursos suficientes para uma nova tiragem. Ele explicou que, devido a problemas financeiros, o órgão teve que utilizar mapas que já existiam desde 2013 para colocar nos novos postos de atendimento aos turistas inaugurados nos últimos meses.

"A nova gestão da Riotur, que iniciou os trabalhos em janeiro deste ano com a posse do prefeito Marcelo Crivella, nunca excluiu as favelas das políticas públicas de Turismo. Somente não tínhamos dinheiro para criar novos mapas e por isso imprimimos os que foram criados para os grandes eventos do Rio, com a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016", justificou o diretor jurídico.

O presidente da Comissão, deputado Silas Bento (PSDB), defendeu que apesar da falta de orçamento usada como argumento pela Riotur, a empresa errou na comunicação. "Em meio à crise, sabemos que a falta de orçamento é justificativa para quase tudo, mas a empresa errou principalmente no que diz respeito à comunicação e o relacionamento com a própria cidade. Ao menos o erro foi reconhecido, e a Riotur foi categórica em fazer a mudança", afirmou o parlamentar.

A reunião foi um pedido da deputada Zeidan (PT), que afirmou ser fundamental investir em Turismo nas favelas para criar empregos e dinamizar a economia local. "É importante a nossa comissão realizar essa discussão e aproximar os moradores do poder público. As favelas fazem parte do turismo também e não podem ser riscadas do mapa pura e simplesmente. Isso deve acontecer já para o início da alta temporada, em dezembro, indicando as favelas que já desenvolvem atividade turística na cidade ", disse Zeidan.

Criadora do projeto Rio Top Tour, que realizou em 2010 uma formação com moradores e a criação do Espaço Michael Jackson, no Dona Marta, a doutoranda de Políticas Públicas da Uerj, Mônica Rodrigues, entregou aos representantes da Riotur dois mapas temáticos da favela, com foto aérea e pontos turísticos do local, como sugestão do que poderia ser feito no novo material. "É um problema de fácil solução. Basta mudar o tipo de mapa. O importante é saber destacar os pontos de interesse turístico e cultural, fizemos estes mapas com a ajuda dos moradores, estagiários de um curso de Turismo e foi um sucesso", opinou.

Os mapas sem as comunidades cariocas foram produzidos pela própria Riotur, por meio de um levantamento aéreo. O primeiro guia do tipo saiu há dez anos, em um trabalho da cartógrafa de Curitiba Mirian Isabel Say. E, de tempos em tempos, as cartas são atualizadas com novas informações da cidade, com base também em informações do Instituto Pereira Passos (IPP). Porém, diferentemente da empresa municipal de turismo, o IPP dá a localização das favelas em seus mapas.

Exemplos das distorções
O mapa turístico oficial do Rio de Janeiro impresso pela Riotur esconde favelas da cidade como a Dona Marta, a Babilônia e o Cantagalo, na Zona Sul. Veja abaixo, como essas e outras comunidades aparecem no material da Riotur e no Google Maps:


Mapa Riotur
Riotur/ Google Maps
Morro da Babilônia
Riotur/ Google Maps
Morro Dona Marta
Riotur/ Google Maps


*Fonte: O Globo

conteúdo original: https://glo.bo/2gRnTJq

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias