Marina Marcondes   |   10/11/2017 10:02

Utilidade e arquitetura: as pontes mais bonitas do Brasil

O Brasil tem muita história e beleza, mas as vezes nos esquecemos de apreciar aquilo que já se instala no nosso dia a dia. Com isso em mente, nós separamos as pontes mais bonitas e famosas do Brasil para você conhecer melhor o que temos aqui no nosso país, e apreci

O Brasil tem muita história e beleza, mas as vezes nos esquecemos de apreciar aquilo que já se instala no nosso dia a dia. As pontes exercem bem sua função útil e ainda podem mudar o visual da paisagem com sua magnitude e design. Com isso em mente, nós separamos, por indicação da Tecnosil, as pontes mais bonitas e famosas do Brasil para você conhecer melhor o que temos aqui no nosso país, e apreciar a arquitetura de cada uma dessas obras, que também podem ser verdadeiros atrativos turísticos.

Caio Pimenta/ SPTuris
Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada)
Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada)
A Ponte Octávio Frias de Oliveira, localizada em São Paulo (SP), é uma das mais belas pontes do país. À noite, as luzes da estrutura se acendem, criando um clima incrível, com cores vivas refletidas no contorno das vigas. Finalizada em 2008, a ponte é a única do mundo cortada por duas pistas em curva e ligada por somente um mastro. Após três anos de construção, é hoje um dos mais famosos cartões postais da cidade.

Mario Roberto Duran Ortiz/ Wikicommons
Ponte Juscelino Kubitschek
Ponte Juscelino Kubitschek
A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK ou Terceira Ponte, está situada em Brasília, ligando o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central de Brasília. Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a estrutura da ponte tem um comprimento de travessia total de 1200 metros, ligados por três aros assimétricos e quatro estruturas de base submersas. O projeto foi idealizado visando replicar o movimento de uma pedra quicando em um lago.


Zeca Ribeiro Neto/ Wikicommons
Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros
Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros
A Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros tem como propósito criar uma via de ligação rodoviária entre Aracaju e o porto do Estado de Sergipe. Com a obra, o litoral norte do Estado, que vai da foz do Rio Sergipe até à foz do Rio São Francisco ficou mais acessível ao turismo na região. Essa seria a segunda maior ponte urbana do país, sendo a maior do Nordeste.

Divulgação/ Prefeitura de Teresina
Ponte Estaiada João Isidoro França
Ponte Estaiada João Isidoro França
A Ponte Estaiada João Isidoro França foi projetada para as comemorações dos 150 anos de Teresina, no estado brasileiro do Piauí. Inaugurada em março de 2010, é um dos mais importantes pontos turísticos da capital piauiense. A estrutura se encontra sobre o rio Poti e facilita o deslocamento entre as regiões central e leste da cidade.

Glabb/ Wikicommons
Ponte Rio-Niterói
Ponte Rio-Niterói
A Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio–Niterói, atravessa a Baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, e é, atualmente, a maior ponte de concreto protendido no Hemisfério Sul. A estrutura, em fluxos normais, tem o movimento médio de cerca de 150 mil veículos/dia. Sua importância para as cidades é marcante e esse gigante não passa desapercebido quando se trata de visitar a Cidade Maravilhosa.

Tópicos relacionados