Movida

Marcos Martins   |   31/01/2018 02:00

5 restaurantes sul-americanos indicados por Bel Coelho

A chef é admiradora da gastronomia nacional


Divulgação/ Rubens Kato
Chef comanda o restaurante Clandestino, em São Paulo
Chef comanda o restaurante Clandestino, em São Paulo
Cada vez mais o estilo de cozinha refinado atrai admiradores ao redor do mundo e essa tendência chegou para ficar entre os brasileiros, que saem do básico na hora de escolher o seu endereço, mesmo que seja apenas por uma ocasião especial.

A gastronomia também é um forte vetor de Turismo no mundo inteiro, definida pela OMT como uma das três principais razões pelas quais se decide viajar.

E para quem gosta de apreciar bons pratos e investir um pouco mais na experiência, a chef Bel Coelho, do restaurante Clandestino e apresentadora do programa Receita de Viagem, doTLC Discovery, revelou ao Portal PANROTAS qual é a sua lista de restaurantes favoritos na América do Sul. A boa notícia é que quatro deles estão localizados no Brasil.

Confira:

CENTRAL
O primeiro da lista é o restaurante peruano Central, que fica no bairro de Miraflores, em Lima, que aposta nas ervas e especiarias da sua própria horta. Há quatro experiências de menu degustação que incluem camarões, mexilhões, moluscos, caranguejo, além de carnes diversas, como a de porco, com opções de molho apimentado.


Para quem não deseja uma refeição completa, o bar oferece petiscos como abacate assado, ceviche com vegetais e arroz de polvo. O restaurante funciona no modelo de reserva quadrimestral, em que os clientes podem agendar uma data antes do início da temporada.

MANÍ
Bel Coelho selecionou um trio de restaurantes na capital de São Paulo, começando pelo Maní. A chef Helena Rizzo comanda o restaurante de cozinha brasileira e contemporânea, que tem como proposta a união de técnica e memória afetiva, trabalhando com pequenos produtores rurais.


Na lista de ingredientes com DNA nacional, é possível encontrar jabuticaba, coco e caju. No cardápio, há massas como talharim e capellini, servidas com pupunha e cogumelos. Quem for ao local pode optar por risoto de beterraba, moqueca de lagostim, rosbife e outros mais incomuns, como a bochecha de boi e chouriço.

TUJU
A experiência no Tuju abrange outros detalhes, entre eles o visual: o ambiente é formado por elementos industriais, em design que se confunde com ambientes públicos de São Paulo, em tons de preto e cinza.


O visitante pode escolher o menu de três etapas tradicional (do mercado) ou o vegetariano. A primeira opção tem salada russa, peixe do dia com vinagrete de banana da terra e oferece sobremesa com laranja e raspadinha de cachaça. Já os vegetarianos podem experimentar sopa fria de amendoim, berinjela marinada ou a chalota confitada, uma planta que lembra a cebola, mesmo sendo mais suave de paladar.

CHOU
O terceiro restaurante paulistano possui uma identidade gastronômica variada, sem deixar de ser simples. Na categoria de grelha e lenha, há bisteca de porco com sálvia, miolo de contrafilé argentino, shoulder de Wagyu com chimichurri e peixe do dia apenas grelhado na chapa a carvão.


A cozinha padrão oferece massas como creme fresco e bolonhesa de porco. De sobremesa, a dica é saborear o arroz doce, a torta de coco e limão com um cookie feito de chocolate da Maria Brigadeiro e sorvete de baunilha da Polinésia.

REMANSO DO BOSQUE
O Norte do Brasil não foi deixado de lado e o representante está em Belém do Pará. O autêntico Remanso do Bosque reúne o que há de melhor na região amazônica: tucupi, tacacá, açaí, folha de jambú, castanha e uma infinidade de elementos presentes na culinária local. A proximidade com o jardim botânico da cidade inspirou tanto no design quanto no cardápio, assinado pelos chefs Thiago e Felipe Castanho.


Um dos pontos fortes é a variedade de peixes, que inclui filhote, tainha, tucunaré, tambaqui e pirarucu. Vale experimentar outras opções como o arroz caboclo de frutos do mar e do rio, a linguiça artesanal e os dadinhos de tapioca.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias