Renê Castro   |   27/07/2015 11:14

Atentado com carro-bomba faz 13 vítimas na Somália

O número de mortos no atentado com um carro-bomba em Mogadíscio, feito pelos rebeldes do grupo radical islâmico Al Shabab, da Somália, subiu para 13. “Os danos são enormes e, até agora, foi confirmada a morte de 13 pessoas, todas civis, inocentes”, afirmou hoje Ahmed Ali, fonte das forças de seguran

DA AGÊNCIA BRASIL

O número de mortos no atentado com um carro-bomba em Mogadíscio, feito pelos rebeldes do grupo radical islâmico Al Shabab, da Somália, subiu para 13. “Os danos são enormes e, até agora, foi confirmada a morte de 13 pessoas, todas civis, inocentes”, afirmou hoje Ahmed Ali, fonte das forças de segurança.

LEIA TAMBÉM
Turquia bombardeia localidade curda na Síria
Fogo destrói área da piscina no Cosmopolitan Las Vegas

No último sábado (25), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que as redes dos rebeldes shabab, aliadas da Al Qaeda, estavam enfraquecidas na África Oriental, mas que os riscos ligados à sua presença persistiam na região.

A Casa Branca reagiu pouco depois de Barack Obama ter partido do Quênia para a Etiópia, países vizinhos da Somália. "Os Estados Unidos condenam firmemente o atentado odioso em Mogadíscio, na Somália, que visou intencional e cruelmente a civis inocentes", ressaltou o porta-voz do Conselho de Segurança norte-americano, Ned Price, em comunicado. "Apesar dos progressos reais da Somália nos últimos anos, esse ataque recorda as atrocidades inadmissíveis que os grupos terroristas continuam a perpetrar contra o povo somali."

"Os Estados Unidos mantêm-se inabaláveis na vontade de trabalhar com as autoridades somalis, nossos parceiros regionais e toda a comunidade internacional para pôr fim aos atos de terrorismo e para combater o extremismo violento na Somália", informou Ned Price.

O ataque aconteceu ontem (26), no Jazeera Palace Hotel de Mogadíscio. Várias embaixadas estão instaladas no hotel, um edifício de seis andares, que costumava acolher também importantes reuniões governamentais. O ataque ocorreu um dia depois do assassinato de um legislador somali, ação também reivindicada pelo grupo Al Shabab.

Tópicos relacionados