Fernanda Cordeiro   |   26/02/2016 09:51

Casal de brasileiros viaja de carro pelas Américas

Uruguai, Argentina, México, Bolívia e Estados Unidos são alguns dos países que fazem parte do roteiro

Entrar em um carro e sair dirigindo. Cruzar a fronteira de bairros, cidades, Estados e até países. Este é quase um desejo oculto que muita gente tem, mas quase nunca é colocado em prática. Não e o caso, porém, deste jovem casal paulistano. No próximo 1º de março, Sophia Reis (27) e Arthur Chacon (27) vão embarcar em um veículo modelo Defender 110 e sair desbravando as estradas.

O projeto de viajar de carro pelas Américas foi batizado de Caudalosa América e já era uma ideia antiga do casal. “Acho que esse tipo de viagem é uma espécie de utopia que todo mundo tem, mas nós decidimos levar isso pra frente. Entramos em contato com um grupo de viajantes que foram nos ajudando e o projeto foi sendo construído de maneira colaborativa. O processo todo demorou um ano e meio pra ficar pronto”, conta o historiador e idealizador do projeto, Arthur Chacon.

O casal se conhece desde adolescência e formalizou união a pouco menos de um ano. Eles não acreditam que estão deixando tudo pra trás com a viagem. “Nós não vamos largar tudo. A viagem é um investimento de vida. Vamos deixar de investir um pouco no que estávamos fazendo para nos dedicar a isso. A nossa bagagem cultural vai com a gente, e vamos voltar com outra cheia de coisas novas”, diz a atriz e idealizadora do projeto, Sophia Reis.

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO
Planejar e executar toda essa viagem não é fácil e muito menos barato. Pensando nisso, Sophia e Arthur decidiram criar uma campanha de doações no site Benfeitoria para arrecadar o valor suficiente para reformar e fazer alguns reparos necessários no carro.

A campanha de arrecadação foi dividia em duas etapas. A primeira - em que a meta era arrecadar R$ 20 mil para reformar toda a parte mecânica do veículo - já foi alcançada. A segunda etapa da campanha busca mais R$ 20 mil, que serão usados para trocar os pneus do carro e realizar a customização interna e reforma da parte elétrica do veículo. Esta segunda etapa termina no dia 25/02 e, até o momento, mais de 75% do valor total já foi arrecado.

“A campanha de arrecadação ensinou muita coisa pra gente. A maioria dos doadores é anônima e conheceu o projeto pelas redes sociais e decidiu nos apoiar nessa aventura. Não esperávamos tudo isso. Têm sido uma grande surpresa. Cada doação significa um dia, uma semana a mais de viagem”, diz Chacon.



Todos os que doarem vão receber uma espécie de brinde, desde e-mails agradecendo a doação, fotos, souvenires dos locais visitados, litros de cachaça artesanal e CDs até um fim de semana no sítio da família do casal.

O projeto não está sendo patrocinado por nenhuma empresa

O CARRO



Para dar vida ao projeto, Sophia resgatou o Defender 110 que era de seu pai (o músico Nando Reis) e estava prestes a ser vendido. O carro já estava na família há cerca de cinco anos e a atriz negociou para ficar com ele e dar início ao projeto.

O veículo inteiro passará por reformas para garantir a segurança da viagem. A ideia é fazer a viagem da forma mais barata possível, ou seja, sem gastar com hospedagem e alimentação, por isso o interior do veículo está sendo reformado para se tornar quase uma casa.

A mobília interna do carro será toda da madeira e funcionará como se tudo fosse encaixado: pia, fogão, geladeira, um sofá adaptado que se transforma em cama, tomadas... Um barraca também está entre as coisas que o casal levará para a aventura.

ROTEIRO



A viagem começa em 1º de março, mas não tem data para acabar. “Queremos fazer com que a viagem dure o maior tempo possível, por isso estamos pensando em trabalhar em alguns dos locais por onde vamos passar. A ideia é fazer dela uma viagem de trabalho. Pretendemos produzir material em texto, áudio e vídeo. As pessoas vão poder acompanhar todos os passos da nossa viagem”, comenta Chacon, citando as redes sociais.

A princípio, o roteiro da viagem está definido com o casal saindo de São Paulo em direção ao Sul do país, passando pelo Uruguai, com parada na cidade de Cabo Polônio. O próximo destino é o Norte da Argentina. Visita ao Deserto do Atacama. Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, México e depois Estados Unidos estão nos planos.

De acordo com Chacon, o itinerário da viagem ainda não está completamente decidido, portanto, paradas em várias outras cidades podem acontecer. “Só vamos conseguir planejar as cidades quando chegarmos no país. Será quase que planejado ao vivo. E queremos fazer da viagem uma espécie de aventura colaborativa, então estamos aceitando sugestões de locais para conhecer também.”

A VOLTA
Mesmo sem data de retorno ao Brasil marcada, Sophia e Arthur já decidiram os frutos que essa aventura terá quando voltarem a pisar em terras tupiniquins. “Essa é talvez a única certeza que a gente tem, nós queremos lançar um livro contando como foi a experiência da viagem”, explica Arthur.

Tópicos relacionados