Movida

Henrique Santiago   |   01/09/2015 12:59

Corinthians 105 anos: visite lugares históricos para o clube

Com história centenária, confira passeios para se realizar em São Paulo.

PANROTAS / Emerson Souza
Arena Corinthians em dia de festa
Arena Corinthians em dia de festa
O Corinthians celebra hoje, 1º de setembro, 105 anos de história. O time de origem proletária nasceu no bairro do Bom Retiro, na capital paulista, e com o passar das décadas foi ganhando o mundo, tendo hoje o número estimado de 30 milhões de torcedores.

Diante da data importante para o esporte e, principalmente, para os “loucos do bando”, separamos alguns locais históricos para o Corinthians passíveis de serem visitados por moradores de São Paulo e turistas.

BOM RETIRO
Foi onde tudo começou. Inspirados pela excursão do time inglês Corinthian Foot Ball Club, os grandes representantes do futebol à época, cinco operários paulistanos fundaram o Corinthians, então equipe de várzea, na rua José Paulino – à época, rua dos Imigrantes – na esquina com a rua Cônego Martins. No local há um obelisco em homenagem à criação do clube.

ESTÁDIO DO PACAEMBU
O estádio Paulo Machado de Carvalho foi o maior do País por dez anos até a inauguração do Maracanã, em 1950. Foi palco de inúmeras glórias corintianas, como a Libertadores de 2012 e o Brasileiro de 2011. Tombado como Patrimônio Histórico, é a casa também do Museu do Futebol (museudofutebol.org.br), e pode ser visitado diariamente.

PARQUE SÃO JORGE
Localizado na rua que leva o nome do padroeiro do time, São Jorge, o estádio Alfredo Schürig, conhecido como Fazendinha, foi construído nos anos 20 e recebeu 469 partidas. O espaço no bairro do Tatuapé hoje é utilizado pela equipe de futebol americano do Timão. Construído em espaço de 158 mil metros quadrados, o Parque São Jorge abriga áreas esportivas para sócios. Para o público em geral, o destaque é o Memorial do Corinthians, inaugurado em 2006 e voltado à rica história do clube, com homenagens a jogadores, troféus, uniformes antigos entre outros atrativos.

ARENA CORINTHIANS
Depois de mais de um século, aconteceu: o Corinthians finalmente ganhou uma “casa própria” para levar seu jogos. A Arena Corinthians, em Itaquera, foi inaugurada em 10 de maio do ano passado e recebeu a abertura da Copa do Mundo, além de outros jogos importantes, como a semi-final entre Argentina e Holanda. Em jogos do Corinthians, vem registrando média de público de 31 mil torcedores, atraídos pelo futebol mas, também, pela novidade do estádio em si, construído com o que há de mais moderno em diferentes aspectos. Siga no Instagram: @arenacorinthians.

CT JOAQUIM GRAVA
Inaugurado no mês do centenário, em 2010, o centro de treinamento, localizado no Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste da capital, leva o nome do médico do time, Joaquim Grava. O espaço é destinado ao treinamento da equipe profissional alvinegra. Os torcedores membros do programa de fidelidade do time, o Fiel Torcedor, podem fazer visitas guiadas no espaço.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias