Movida

Maria Izabel Reigada   |   21/11/2014 15:09

Curiosidades sobre o México, um dos destinos mais completo do mundo

Nem Europa, nem EUA. A cidade que concentra mais museus em todo o mundo está no México

PANROTAS / Emerson Souza
Museu de Bellas Artes, na Cidade do México (foto: divulgação)
Museu de Bellas Artes, na Cidade do México (foto: divulgação)
Praias, montanhas, natureza, arqueológica, cultura e uma gastronomia conhecida internacionalmente. O México é um dos destinos turísticos mais completos, embora sejam as praias – tanto no Atlântico quanto no Pacífico, as verdadeiras estrelas do turismo mexicano. Mas o país tem muito mais a oferecer, sabia? Abaixo, algumas curiosidades sobre o destino.

* Cerca de 200 milhões de litros de Tequila são produzidos por ano, no mundo, nas regiões de Guanajuato, Nayarit, Michoacán e Tamaulipas. Foi decretado em 1978 que qualquer bebida de agave produzida fora desses locais, não pode ser etiquetada como Tequila.

* A Cidade do México possui o maior número de museus do mundo. Entre os principais estão a Casa de Frida Kahlo, o Castelo de Chapultepec, o Museo Nacional de Arqueologia, o Museo Soumaia, o Museu de Bellas Artes (foto) e o Museo Del Templo Mayor.

* O México possui cerca de 450 praias voltadas tanto para o Oceano Atlântico quanto para o Pacífico. A costa de Cancun e da Riviera Maya é a que mais atrai turistas.

* O primeiro castelo construído no continente americano foi o Castillo de Chapultepec, localizado na Cidade do México. Datado de 1758, fica no bosque de Chapultepec, um dos parques mais bonitos da cidade. O castelo atualmente é dividido em duas partes, o Museo de Historia, onde objetos e peças importantes da história do México estão guardados, e a Alcázar, que é um complexo de salas do castelo que estão preservadas com decoração original.

* No México, é proibido beber em via pública.

* O país possui 62 línguas indígenas. Estima-se que 1% da população não fale espanhol.

* A Universidade Autônoma do México foi fundada em 1551 e é a mais antiga da América Latina.

* A Cidade do México afunda de sete a 40 centímetros por ano devido a fragilidade do solo. O monumento Anjo da Independência que, quando construído em 1910, estava no mesmo nível da rua, já está com 4 metros de desnível. As autoridades mexicanas resolveram construir escadarias em volta para retardar este processo.

* O chocolate foi inventado no México. O cacau já era conhecido dos Maias muito antes da chegada dos espanhóis e, inclusive, no império Asteca era usado como moeda de troca para pagar tributos. Gracias, México!

* Localizada no Monte de Teyapec, na Cidade do México, a Basílica da Nossa Senhora de Guadalupe é o segundo santuário católico mais visitado do mundo. São cerca de 20 milhões de visitantes ao ano, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro, em Roma. Diz-se que a basílica foi construída onde a santa fez sua aparição para o índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin, no século 16.

* O México é a maior nação de língua espanhola, com 122 milhões de habitantes.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias