Karina Cedeño   |   03/08/2015 15:27

Foz do Iguaçu (PR) poderá ser Zona de Interesse Turístico

Uma proposta de tornar Foz do Iguaçu (PR) uma área diferenciada no contexto nacional foi debatida no último dia 23 no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz Iguaçu (Codefoz).

Uma proposta de tornar Foz do Iguaçu (PR) uma área diferenciada no contexto nacional foi debatida no último dia 23 no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz Iguaçu (Codefoz). Após ser aprovado pelo ministro Henrique Alves, o projeto tem por objetivo tornar a cidade a primeira Zona Especial de Interesse Turístico do Brasil, dando ao município condições especiais para desenvolver diferentes áreas.

De acordo com secretário do Codefoz, presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu) e superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, será necessário revisar toda a Lei nº 6.513, de 1977, e a sua regulamentação feita pelo decreto nº 86.176, de 1981, propondo uma nova lei no lugar, que deverá contemplar 22 proposições, no que se refere a sugestões gerais para efetivar as zonas especiais de interesse turístico no Brasil e reivindicações específicas da comunidade iguaçuense.

A preposição já foi enviada ao Ministério do Turismo, à Embratur e à Comissão Parlamentar de Turismo da Câmara de Deputados e, segundo o presidente do Codefoz, Roni Temp, o ministro do Turismo, Henrique Alves, e o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, estão empenhados na concretização do projeto. “Queremos criar uma lei especial para marcar um golaço em favor da cidade. Agora o assunto segue em debate em colegiados técnicos e também em Brasília”, explica Temp.

Tópicos relacionados