Raphael Silva   |   22/02/2018 17:02

Fidelidade, luxo e personalização: o novo Airbnb

Serviço foca na personalização de experiência, desde a compra à estadia, e inclui novas categorias disponíveis aos hóspedes, que ainda contam com incentivos à fidelização

Reprodução/ Facebook
"Airbnb para todos" foi o slogan usado pelo CEO, Brian Chesky, ao falar das novidades
"Airbnb para todos". Foi com esse slogan que o CEO da companhia, Brian Chesky, deu início à apresentação das novidades na tarde desta quinta-feira (22). Com a ambição de atingir a marca de mais de um bilhão de hóspedes por ano até 2028, a empresa investiu em seu modelo de distribuição, aprimorou o relacionamento com anfitriões, usuários e personalizou ainda mais a experiência do cliente da reserva à estadia. Confira abaixo as principais novidades apresentadas pelo Airbnb para este ano.

FIDELIDADE
Para o anfitrião, o programa Superhost chega para reconhecer os melhores, com limites de nota e estadas anuais, garantindo que os profissionais sejam recompensados com mais de 40 regalias diferentes. Os exemplos citados por Chesky são descontos em parceria com a Nest, empresa de produtos tecnológicos para residências, e mais visibilidade nos canais do Airbnb, além de muitas outras.

O hóspede, por sua vez, passa a poder participar do programa Superguest. "É o passaporte para um novo lifestyle de viagens", afirmou o CEO. Upgrade de classe com as aéreas, transfer do aeroporto, acesso a centros fitness e serviço de concierge são apenas alguns dos benefícios aos melhores hóspedes. Esse programa começará no verão, com 100 mil clientes selecionados.

LUXO

Os executivos do Airbnb parecem ter em mente que a marca deixe de ser apenas a "mais barata", para se tornar diferenciada. O lançamento do Airbnb Plus e do Beyond by Airbnb mostram isso. O primeiro representa o que o serviço possui de melhor em questão de acomodações padrão, com "a casa mais bonita, o maior conforto e o melhor serviço dos anfitriões", segundo o próprio CEO.

As acomodações Plus contam com verificação da equipe Airbnb constantemente, enquanto os anfitriões ganham regalias como posição privilegiada nos canais de venda, fotografia profissional e suporte premium. No Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro estão inclusas entre as cidades previstas para receber a categoria Plus, que ainda demanda o pagamento de uma taxa de aplicação para os anfitriões interessados em participar do programa.

Dando sequência à aquisição da Luxury Retreats, em 2017, o Airbnb aposta em um patamar que ainda não possuía em seu portfólio. O extremo luxo proposto pelo Beyond oferece viagens personalizadas com acomodações, hospitalidade e experiências do mais alto nível. O lançamento oficial será nos próximos meses.

PERSONALIZAÇÃO
Com milhões de acomodações, o Airbnb aprimorou seu mecanismo de busca ao adicionar milhares de novas categorias disponíveis aos usuários do serviço. Além do lugar e tipo do quarto ou casa, agora também é possível selecionar opções como o tipo de arquitetura, com ou sem varanda, com cozinha gourmet ou não e até proximidade do zoológico local, entre diversas outras.

A inclusão do Airbnb Collections é outra opção de busca criada especificamente para atender à demanda de personalização dos clientes. As categorias work e family são as primeiras a estrearem, ambas com focos no que é mais essencial àquele tipo de viajante. O corporativo, por exemplo, necessita uma conexão wifi perfeita, enquanto as famílias querem entretenimento às crianças. Ainda serão lançadas honeymoon (lua de mel), social stays (estadas em comunidade) e groupgetaway (viagens em grupo) durante o verão norte-americano.

Tópicos relacionados