Rafael Faustino   |   21/11/2016 11:33

4 dicas valiosas para quem quer ser promovido

Quem não quer ser promovido no trabalho? Subir na vida é o objetivo de qualquer profissional que não é dono do próprio negócio, mas nem sempre é fácil. E, é claro, exige muita dedicação.

Quem não quer ser promovido no trabalho? Subir na vida é o objetivo de qualquer profissional que não é dono do próprio negócio, mas nem sempre é fácil. E, é claro, exige muita dedicação.

O site Business Insider listou alguns conselhos e comportamentos que podem te ajudar nessa missão. Aproveite as dicas, mostre seu valor e busque sua promoção:

ENTREGUE RESULTADOS
Parece óbvio, mas muitos esquecem. Para poder reivindicar uma promoção ou mostrar que está merecendo, é preciso entregar, efetivamente, resultados de seu trabalho. Um bom indicador para isso podem ser avaliações de desempenho dentro das empresas. Com elas, é possível identificar o que pode ser melhorado, que tarefas podem ser executadas de forma mais eficiente e até mesmo seus pontos fortes, para saber o que está indo bem.

Shutterstock
Pedir um feedback dos chefes e identificar o que pode melhorar é importante
Pedir um feedback dos chefes e identificar o que pode melhorar é importante

Com uma melhora comprovada em seu desempenho, será mais fácil comprovar o merecimento de uma promoção.

PROMETA APENAS O QUE PODE CUMPRIR
É comum que as pessoas se comprometam, na ânsia de agradar os chefes, a assumir mais e mais responsabilidades. Muitas vezes, isso acaba sendo mais do que o profissional pode cumprir, e, sobrecarregado, ele deixa de entregar esses resultados com qualidade. Por isso, é importante ser sincero quando achar que estão te entregando mais tarefas do que acha capaz de fazer, e se propor a cumprir metas factíveis e realistas.

TENHA UMA VISÃO AMPLA SOBRE O TRABALHO
Mostrar-se ambicioso também é se interessar pelo que não é sua função. Olhar para a empresa como um todo, se interessar pela cultura organizacional, aprender com os líderes vai te trazer capacidade para assumir novas funções. Na hora em que uma vaga abrir, é provável que a procura seja por pessoas capazes de entender a importância do negócio, e você precisa estar preparado.

Shutterstock
A comunicação é fundamental para mostrar aos outros o seu potencial
A comunicação é fundamental para mostrar aos outros o seu potencial

COMUNICAR É PRECISO
Não é calado no seu canto que você irá mostrar que pode ser promovido. A comunicação é crucial para liderar, tanto falando quanto ouvindo. Participar em reuniões, ouvir as queixas dos outros, apontar problemas e oportunidades de melhora pode fazer aquele chefe reparar que você entende mais sobre o trabalho do que ele imaginava. Busque conversar – e também saiba quando o melhor é ficar quieto – e isso pode te ajudar a ser recompensado no futuro.

Tópicos relacionados