Raphael Silva   |   08/02/2018 14:51

De fora? Por que Comac já não ameaça Airbus e Boeing

Projeto da aeronave C919 desacelerou drasticamente, e uma possível concorrência poderá voltar a aparecer apenas daqui a alguns anos

Divulgação/ Comac
Aeronave C919, da Comac, passa por desconfianças do mercado internacional após um início promissor
Aeronave C919, da Comac, passa por desconfianças do mercado internacional após um início promissor
Em setembro do ano passado, o mundo via a Commercial Aircraft Corporation of China (Comac) anunciar a aeronave C919, o primeiro grande jato de passageiros fabricado no país asiático, e surgir como grande ameaça ao duopólio formado por Airbus e Boeing. Hoje, no entanto, esse potencial já não se mostra tão alto após o projeto desacelerar drasticamente.

Desde o primeiro voo, o C919 permaneceu no chão por quatro meses e só completou alguns voos teste nos últimos oito meses, um início um tanto quanto lento para o lançamento de um novo avião. Engenheiro sênior da Rand Corp, que desenvolve pesquisa e análises para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, Chad Ohlandt acredita que "algo deve ter acontecido aos primeiros protótipos para que a empresa resolvesse voltar à fase de testes."

Sem voar, a Comac não teve como adquirir todos os certificados internacionais ao C919, que não pôde comparecer a um dos maiores eventos da aviação na Ásia, a Singapore Airshow, que aconteceu no início do mês. Em consequência, a visão de mercado passou a ter mais desconfianças com a montadora chinesa.

Mesmo assim, a empresa revela ter 785 pedidos por unidades C919, mas todos de aéreas da China."Eles ainda não entregaram nenhuma aeronave a um cliente que eles não sejam donos", critiou Ohlandt ao replicar a informação de que a Comac já entregou quatro aviões à Chengdu Airlines, que pertence ao mesmo grupo da montadora.

Outro fator que explica a desaceleração é a utilização do Aeroporto Internacional de Xangai-Pudong, um dos mais movimentados da China, para a realização dos testes até novembro. Desde então, a empresa realiza os testes necessários no distante Yanling, na cidade de Xi'An visando mais disponibilidade.

A expectativa pelo sucesso da Comac e do C919 baixou a curto e médio prazo, e a própria empresa já admite isso. Durante a feira em Cingapura, um oficial afirmou que a produção em massa do avião deverá ficar para depois de 2021.


*Fonte: Skift

conteúdo original: http://bit.ly/2C2VCYd

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