Danilo Teixeira Alves   |   30/10/2014 12:28

Sebrae-RJ debate turismo na Região dos Lagos (RJ)

A convite do Sebrae-RJ, o ex-prefeito de Gramado (RS), Pedro Bertolucci, se reunirá com empresários de turismo e gestores públicos da Região dos Lagos (RJ) para contar um pouco da sua trajetória profissional e contar como transformou Gramado em um dos principais destinos turísticos brasileiros.

A convite do Sebrae-RJ, o ex-prefeito de Gramado (RS), Pedro Bertolucci, se reunirá com empresários de turismo e gestores públicos da Região dos Lagos (RJ) para contar um pouco de sua trajetória profissional e contar como transformou Gramado em um dos principais destinos turísticos brasileiros. A agenda de Bertolucci na cidade está dividida em dois momentos: pela manhã, participa de um encontro com gestores do programa Lidera Rio do Turismo e, à noite, ministra a palestra “Uma grande oportunidade para o futuro da sua região”.

Segundo Bertolucci, atualmente, 90% da economia de Gramado gira em torno do turismo. Na apresentação, ele elenca as motivações que obteve para transformar Gramado e a estratégia utilizada na construção deste novo cenário. “Foi uma conjugação de esforços de toda a sociedade que apostou desde cedo no turismo, quando este segmento ainda sequer figurava com expectativas de desenvolvimento ou lucratividade”.

Em recente pesquisa do Sebrae-RJ, a Região dos Lagos foi apontada como o destino preferido dos cariocas e, para potencializar os resultados, a instituição está realizando na região o programa Lidera Rio do Turismo com ações previstas para os municípios de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, além de outros Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional e seus municípios .

Atualmente, 27 gestores públicos destes municípios estão participando de uma capacitação e posteriormente, participarão de seminários e missão técnica, além de receber horas de consultoria. Ao final, desenvolverão um projeto de turismo por município/regional. “A ideia é se preparar para a demanda, profissionalizando cada vez mais os serviços, trazendo desenvolvimento econômico e criando novas oportunidades para a região. O programa está se mostrando um sucesso. Não temos dúvida de que o Bertolucci irá inspirar o grupo a trazer novas ideias para a gestão do turismo”, explicou a coordenadora da regional Lagos, do Sebrae, Ana Claudia Vieira.

Tópicos relacionados