Estatísticas - Setor de viagens e eventos perdeu 6.187 vagas em SP - Notícia - Turismo
Home

www.panrotas.com.br

Setor de viagens e eventos perdeu 6.187 vagas em SP

- Estatísticas
Ana Luiza Tieghi Ana Luiza Tieghi
Dreamstime
O setor de viagens e eventos do Estado de São Paulo extinguiu 6.187 postos de trabalho formais em 2016, aponta a Pesquisa de Emprego do Setor de Viagens e Eventos (Pesve), da Fecomercio-SP.

Somente nos meses de outubro, novembro e dezembro, 4.566 empregos foram eliminados.

O estoque de empregados no setor caiu 1,6% em relação ao terceiro trimestre e 2,2% se comparado a dezembro de 2015. Assim, encerrou 2016 com 276.564 trabalhadores formais.

Entre as seis atividades analisadas pela pesquisa, somente o setor de alimentação apresentou alta: 2,9%. O setor de cultura e esportes teve a maior queda, com menos 7,9% de postos de trabalho. Em seguida, veio o setor de agências e operadoras de viagens, que recuou 4,3%.

A Fecomercio-SP destaca que, apesar de ter havido queda, o decréscimo registrado no quarto trimestre de 2016 foi menor do que o do mesmo período em 2015, o que apontaria para um princípio de recuperação do setor.

A região do Estado que mais perdeu vagas foi a Capital Expandida (4.712), principalmente na área de serviços de transportes e setor alimentício. O destaque positivo foi a geração de empregos na Macro Regiões Turísticas (MRT) Vale do Paraíba, Serras e Mar e na MRT Praias e Mata Atlântica, com saldos positivos de 1.145 vagas e 439 vagas, respectivamente.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA
CLIQUE E VOTE
© PANROTAS