Renê Castro   |   25/08/2009 22:48

México celebra recuperação em festival em SP

O Conselho de Promoção Turística do México (CPTM), em parceria com a rede Hyatt, lançou hoje, no Grand Hyatt São Paulo, na capital paulista, o Festival Mexicano de Oaxaca

O Conselho de Promoção Turística do México (CPTM), em parceria com a rede Hyatt, lançou hoje, no Grand Hyatt São Paulo, na capital paulista, o Festival Mexicano de Oaxaca. Conhecida como um polo gastronômico daquele país, a região é resultado de uma fusão entre as culturas indígena e espanhola. Em os pratos mais populares da cidade, destaque para o mole, considerado o carro-chefe da cozinha local. A iguaria é fruto da mistura de especiarias, grãos e pimenta, servida com pedaços de frango ou porco, acompanhados por arroz ou feijão.

Para preparar essa e outras delícias para os hóspedes da unidade paulista, foi convidado o chef Alejandro Ruiz, do Hyatt Oaxaca, no México, que ficará no Brasil até domingo (dia 30), para elaborar um prato diferente a cada dia. A partir de amanhã (quarta, dia 26), e até sexta-feira (dia 28), será possível apreciar jantares, ficando o final de semana destinado para a degustação de brunchs.

Um dos organizadores do projeto, o diretor de Alimentos e Bebidas do Grand Hyatt São Paulo, Richard Pfander, explicou que o objetivo da ação é aguçar a curiosidade dos brasileiros pela gastronomia mexicana, impulsionando-os a visitar o país e conferir de perto o melhor de cada região. “Esperamos receber 70 pessoas por dia nos jantares e cerca de 100 pessoas nos brunchs”, completou ele.

RECUPERAÇÂO
O diretor do CPTM, Guillermo Hidalgo, aproveitou a oportunidade para reiterar a boa condição do México para o turista brasileiro. Depois de passar por um período caótico, por conta do surto da Gripe A, o México comemorou uma média de 72% de ocupação em julho nos hotéis, boa parte desse índice proveniente do turismo interno. Porém, a notícia de mais agrado para Hidalgo é o restabelecimento de todo o comercio local. “Ninguém mais fala na gripe, tanto é que a utilização de máscaras está virando caso raro. Estamos totalmente recuperados”, comemorou Guillermo Hidalgo.

Quem também tem motivos para comemorar é a Aeromexico. Afetada com a queda brusca de demanda em um ano atípico (crise econômica mais Gripe A), a companhia vê sinais de recuperação no mercado. Segundo o executivo de Vendas da empresa, Marcelo Kaiser, foi registrado uma média de 70% de ocupação nas férias de julho. “Esse número foi resultado de várias ações que promovemos, principalmente, para os turistas norte-americanos. Vale destacar que para o final de ano estamos indo muito bem, com todos os voos bloqueados pelos operadores brasileiros. A expectativa é que as coisas voltem ao normal”, revelou ele.

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