Felipe Niemeyer   |   18/12/2009 14:47

Jogos Militares de 2011 são apresentados na ACRJ

O conselho empresarial de Turismo – Pro Rio da associação Comercial do Rio de Janeiro reuniu-se ontem, dia 17, para uma apresentação sobre o V Jogos Mundiais Militares, que acontece no Rio em 2011.

O conselho empresarial de Turismo – Pro Rio da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) reuniu-se ontem, dia 17, para uma apresentação sobre os V Jogos Mundiais Militares, que acontece no Rio em 2011. O general de Brigada Jamil Megid Junior, coordenador geral do Comitê de Planejamento Operacional dos Jogos da Paz, como está sendo chamado, falou da importância dos jogos e de sua preparação.

Criado após a II Guerra Mundial para “buscar a união dos povos por meio do esporte”, o torneio, em sua quinta edição, deve reunir representantes de 110 países, que disputarão 37 modalidades. Os atletas, muitas vezes recrutados entre os de nível olímpico, recebem treinamento militar. A delegação brasileira por exemplo, já tem entre seus participantes atletas como Natália Falavignia do Taekondo, Emanuel, do vôlei de praia, Flávio Canto, do judô, entre outras medalhistas olímpicos. A delegação será composta de 411 atletas e 164 pessoas da comissão técnica.

No total são esperados oito mil participantes diretos nos jogos. Para os atletas e comissão técnica serão construídas vilas militares, que depois passarão a ser ocupadas por famílias de militares. Além dos participantes diretos a cidade poderá contar com os familiares dos atletas e pessoas que assistirão os jogos. Os jogos já contam com um orçamento de R$ 1,2 bilhão, e ainda espera atrair patrocínios e parcerias.

Sávio Neves presidente do conselho empresarial de turismo da ACRJ destacou que os jogos “mexem com toda a economia da cidade e estimula o turismo com hospedagem, passeios e serviços em geral, trazendo crescimento econômico para os diversos setores”.

Tópicos relacionados