Alex Souza   |   02/06/2010 10:36

Elogios e críticas ao governo marcam 5º Cruise Day

Em ano de eleição presidencial, a cerimônia de abertura da quinta edição do Cruise Day, que está sendo realizado no hotel Renaissance, na capital paulista, foi composta por ingredientes tradicionais

Em ano de eleição presidencial, a cerimônia de abertura da quinta edição do Cruise Day, que está sendo realizado no hotel Renaissance, na capital paulista, foi composta por ingredientes tradicionais, como agradecimentos, projeções e promessas, mas também por elogios e críticas à atuação do governo federal.

A deputada federal e presidente da Comissão de Turismo e Desporto, Raquel Teixeira, afirmou que o Brasil vive um momento de muita esperança "em consequência de dois governos sérios que propiciaram políticas de Estado que colocaram o País rumo à posição de quinta economia do mundo". Segundo ela, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, pediu e recebeu um documento com três dos principais anseios do setor atualmente: regualamentação da atividade das agências de viagens, flexibilização de vistos e possibilidade de aumento para 49% na participação de capital estrangeiro nas companhias aéreas nacionais.

O secretário executivo do MTur, Mário Moysés, deu ênfase aos R$ 5 bilhões que, segundo ele, a pasta investiu em infraestrutura desde 2003 e ao enriquecimento da população brasileira. "Hoje temos um motor poderoso que é o poder de consumo da nova classe média", disse.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, senador Neuto de Couto, voltou um pouco no tempo ao lembrar que, em 1994, o Brasil saiu de uma inflação de 80% ao mês para 0%. E lembrou: "o turismo é a quinta maior entrada de divisas no País".

HOMENAGENS
Homenageado como "Personalidade Cruzeiros Marítimos 2010", o deputado Beto Mansur foi aplaudido ao dizer que "o governo tem que baixar impostos e levar melhorias aos portos". Também foram homenageados o deputado Marcelo Ortiz, o vice-presidente da Abav-SP, Juarez Cintra, o ex-presidente da Abremar, Eduardo Nascimento, e o diretor do Sindetur, Marciano Freire.

Tópicos relacionados