Felipe Niemeyer   |   24/06/2010 18:12

Skal-RJ recebe Sávio Neves em almoço-palestra

O presidente do Skal-RJ, Nylvando de Oliveira, convidou o presidente do Trem do Corcovado, da Abottc (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais), do Conselho Empresarial de Turismo da ACRJ, e candidato a deputado Federal, Sávio Neves, para palestrar no almoço-palestra promov

O presidente do Skal-RJ, Nylvando de Oliveira, convidou o presidente do Trem do Corcovado, da ABOTTC (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais), do Conselho Empresarial de Turismo da ACRJ, Sávio Neves, para palestrar no almoço promovido hoje no Clube Americano. Na ocasião, o dirigente falou sobre a sua visão do turismo, principalmente no Rio de Janeiro, e criticou a falta de representatividade política do setor, que prejudica o avanço do turismo como importante atividade econômica.

“Estamos vendo neste momento uma entrada de recursos públicos nunca vista antes. É uma grande oportunidade que que possamos dar um salto de qualidade na prestação de serviços, mão de obra e novos atrativos turísticos”, disse. “O problema é que, embora o turismo esteja posicionado entre os grandes setores econômicos do Brasil, estruturado, com mais de 500 fóruns específicos, ele está fora das grandes discussões. O turismo precisa ter representatividade política para que possa ter voz própria”, acrescentou.

Segundo Neves, o Rio de Janeiro tem potencial para agregar novas atrações turísticas que só não avançam “por falta de vontade política”, mas que, mesmo assim, há interesse do setor privado. Ele citou a Lapa, que foi revitalizada pela iniciativa privada e atualmente voltou a ser referência do turismo carioca. “Assim acontece com a malha férrea do Rio de Janeiro, que foi totalmente destruída com o passar dos anos, com o Hotel das Paineiras – que até setembro finaliza o processo de licitação e voltará a operar como hotel e espaço para eventos – e o Hotel Nacional – já leiloado. Há interesse dos empresários em investir, mas lentidão nos processos governamentais”, afirmou.

Neves, que é candidato a deputado federal, informou também que há um projeto bancado por empresários para que seja instalada permanentemente no Rio uma roda gigante, assim como em outras capitais do mundo. “Propomos que a atração seja instalada em uma locação como o Porto do Rio, o Aterro ou o Jardim de Alah, contribuindo para a revitalização de áreas hoje degradadas”, finalizou.

Tópicos relacionados