Francieli Spadari   |   08/11/2013 13:58

MTur mostra perfil do turista do Viaja Mais Melhor Idade

O coordenador geral de segmentação do Ministério do Turismo, Wilken Souto participou na manhã de hoje do painel de segmentação turística, durante o Congresso de Sustentabilidade que acontece durante o Festival de Turismo de Gramado.

GRAMADO (RS) - O coordenador geral de segmentação do Ministério do Turismo, Wilken Souto (foto) articipou na manhã de hoje do painel de segmentação turística,
durante o Congresso de Sustentabilidade que acontece durante o Festival de Turismo de Gramado. O coordenador falou sobre o turismo por demanda de perfil do turista e destacou o programa Viaja Mais Melhor Idade do Ministério do Turismo.

“O Brasil tem 23 milhões pessoas acima de 60 anos, onde predominam as mulheres. Desse total, 95% viajam em grupos, de uma a duas vezes por ano, 86% viajam com acompanhante, sendo 62% deles familiares, 76% preferem hotéis e pousadas, demonstrando que é um público que utiliza os equipamentos turísticos”, disse Souto, acrescentando que entre “52% dos idosos pedem preços mais acessíveis na passagem e hospedagem”.

Sobre o perfil econômico da melhor idade, o coordenador disse que, segundo o levantamento, “70% tem renda própria. Entre os destinos preferidos, o Nordeste aparece com 50%”, destacando que após os destinos de praias, a Serra Gaúcha aparece em quarta colocação na preferência.

A primeira etapa do programa foi lançada em 2007 e vendeu 599 mil pacotes até 2010. Este ano, o MTur lançou a segunda etapa com algumas alterações. “O modelo que esta no ar agora é muito mais flexível, mais fácil de comprar e pode ser adquirido não só pelo agente de viagens, mas também direto com o fornecedor”, disse Souto.

Tópicos relacionados