Savia Reis   |   22/01/2014 16:03

MCI Brasil dobra de tamanho ao adquirir JZ Congressos

A MCI Brasil (joint-venture Alatur e JTB) estão com uma nova aquisição. A companhia comprou 100% da JZ Congressos, empresa do mercado de conferências e gestão de associações do mercado brasileiro. Com o movimento, a MCI dobra de tamanho no País. “A JZ, com mais de 40 anos de história, vem sendo uma

Integrante do Grupo Alatur JTB, a MCI Brasil dobrou de tamanho ao anunciar a aquisição de 100% da JZ Congressos, uma das maiores organizadoras de congressos e eventos do País.

“Para a MCI foi um movimento importante principalmente porque a JZ possui bastante conhecimento na organização de eventos da área médica, que é também uma das principais competências da MCI em todo o mundo”, disse o diretor geral da MCI Brasil, Juliano Lissoni. Segundo o executivo, 62% dos eventos organizados pela MCI Brasil são da área de saúde e 15% tem relação com tecnologia da informação - construção civil, luxo e automobilismo são outros setores com grande importância na empresa.

“Estamos vendo essa aquisição como um movimento de expansão muito significativo, pois com toda experiência que a JZ Congressos possui, e com a expertise da MCI no mundo inteiro, temos condições de prestar um serviço ainda mais amplo e especializado em organização dos eventos”, completa Lissoni. Na avaliação dele, quase todos os profissionais da JZ – ou 25 funcionários – foram incorporados. “A equipe Rio de Janeiro da MCI foi para a sede da JZ, em Botafogo, e a equipe da JZ em São Paulo está no prédio da MCI, na região da Berrini”, explica.

Até então diretor executivo da JZ, e agora diretor de Congressos para o Brasil da MCI, Juarez Carvalho Filho diz que as duas empresas são similares no que diz respeito ao modo de operação e à relação com o cliente. "Esse é o caminho natural da globalização, como acontece com bancos e companhias aéreas. Vamos ampliar o número de inscritos internacionais nesses congressos, aproveitando o leque da MCI. Isso é benefício para nós, mas também para o turismo do Brasil e também para a economia”, explicou.

Juarez Carvalho Filho analisa o movimento como positivo também para os funcionários da JZ. “Eles tinham emprego e passaram a ter uma carreira, pois estão em uma empresa de grande porte, com 1,4 mil profissionais, 55 escritórios em 28 países. Com isso, eles têm mais chances de uma promoção e de atuar em uma filial estrangeira. Nós vamos crescer”, pontua o executivo.

A JZ Congressos atinge cerca de 30 mil pessoas com os congressos que realiza - de 20 a 40 por ano. Entre os eventos de destaque em 2014 estão: Congresso Mundial de Dermatologia Cosmética, em julho, no Rio de Janeiro, para duas mil pessoas; e Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, em novembro, também na capital fluminense, para seis mil pessoas.

Tópicos relacionados