Savia Reis   |   18/02/2014 15:03

Sambódromo de SP espera 110 mil foliões nos desfiles

São esperados 110 mil espectadores para o carnaval de São Paulo, no sambódromo do Anhembi. Os desfiles do grupo especial acontecem nos dias 28 de fevereiro (sexta-feira) e 1º de março (sábado). Já a apresentação do grupo de acesso é no dia 2 de março (domingo). O número de foliões é similar ao regi

São esperados 110 mil espectadores para o carnaval de São Paulo, no sambódromo do Anhembi. Os desfiles do grupo especial acontecem nos dias 28 de fevereiro (sexta-feira) e 1º de março (sábado). Já a apresentação do grupo de acesso é no dia 2 de março (domingo). O número de foliões é similar ao registrado na edição 2013 do evento. Destes, 14 mil eram turistas, principalmente do interior de São Paulo, além dos Estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. O tempo de permanência dos visitantes foi equivalente a 2,6 dias e o gasto médio foi de R$ 728.

De acordo com o vice-presidente e diretor de Eventos da SP Turis, Ítalo Cardoso [que representou o presidente Wilson Poit, que estava em compromisso pela SP Negócios, na coletiva de imprensa], embora 77,9% dos foliões da edição 2013 não fossem fazer atividades fora do sambódromo, “7% iriam aproveitar os blocos carnavalescos, 4,8% iram em algum baile de carnaval, 2,6% acompanhariam desfile de rua e outros 2,6% iriam sair para balada”.

Outros números de destaque desta pesquisa é que 63,5% do público é formado por mulheres. A maioria com idade entre 30 e 39 anos (27,5%), com ensino superior completo (42%). A principal hospedagem é em casa de amigos e parentes (20,4%) e apenas 11,4% escolhem o hotel para acomodação.

Participaram ainda da apresentação sobre o carnaval representantes da CET, Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista, Associação das Bandas Carnavalescas de São Paulo, Associação das Bandas, Blocos e Cordões Carnavalescos do Município de São Paulo, União das Escolas de Samba Paulistanas, Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, e coordenadoria de Subprefeituras.

CARNAVAL DE RUA
Durante a apresentação, Cardoso ressaltou que o carnaval de rua é “bastante expressivo”. “Segundo a Secretaria de Cultura, terá mais de 200 blocos neste ano”, disse. “Não podemos descuidar da cidade. O carnaval de São Paulo tem crescido bastante e está com mais musculatura. Estamos arquitetando esforços de 1,3 mil integrantes para garantir a segurança dos foliões. Esse número pode chegar a 1,4 mil, além do apoio da Polícia Militar e Polícia Civil”, garantiu o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Gilson Meneses.

INGRESSOS
Neste ano, os ingressos para o carnaval de São Paulo começaram a ser vendidos on-line pelo site da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (www.ingressosligasp.com.br). “Agora é possível parcelar o ingresso em 12 vezes no cartão de crédito”, disse o presidente da Liga de São Paulo, Paulo Sérgio Ferreira.

NOVO SITE
O site do carnaval de São Paulo já está no ar. Os interessados podem acessar o www.cidadedesaopaulo.com/carnaval. No portal, é possível localizar as quadras e barracões das escolas de samba e consultar o histórico das escolas em todos carnavais oficiais, dados técnicos, galeria de imagem e áudios de sambas-enredo, e todas as informações para quem vai conferir o carnaval do sambódromo e os eventos de rua.

DADOS DO SAMBÓDROMO
Área de concentração: 23 mil metros quadrados
Área de dispersão: 14 mil metros quadrados
Capacidade de público: 33 mil pessoas

ACESSIBILIDADE
Para cadeirantes, haverá 70 lugares ao todo, mais 70 lugares anexos para acompanhantes, distribuídos entre os setores A, B, D, E, F e G do Sambódromo do Anhembi.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias