Rodrigo Vieira   |   25/04/2014 16:57

Estados do Nordeste promovem ecoturismo na WTM

Na reta final para a chegada da Copa do Mundo no Brasil, a bola da vez dos Estados para atrair turistas estrangeiros é o turismo ecológico e de aventura. Os estandes nacionais na WTM Latin America 2014 mostraram que o turismo do País está investindo cada vez mais nesse tipo de roteiro.

Na reta final para o início da Copa do Mundo no Brasil, a bola da vez dos Estados para atrair turistas estrangeiros é o turismo ecológico e de aventura. Os estandes nacionais na WTM Latin America 2014 mostraram que o turismo do País está investindo cada vez mais nesse tipo de roteiro. O Ceará é um desses exemplos. Os roteiros de sol e mar do destino, já muito conhecidos, estão ganhando a concorrência do turismo ecológico no interior do Estado, como a região de Ibiapaba e Baturité. “As praias cearenses já se vendem sozinhas, mas com incentivo do BID através do Prodetur, estamos com grande foco em turismo de aventura”, explica Roberta Gomes, promotora de Marketing do turismo do Estado.

E não são apenas os destinos litorâneos que desejam tirar fatia desse mercado. Minas Gerais está de olho no turismo de aventura, através de roteiros que estendem da Serra do Cipó, com mountain bike, rafting e rappel, ao parapente na Serra da Moeda. “Os esportes de cachoeira são fortíssimos em todo o Estado”, afirma Severin Dahlmeier, operador turístico da mineira Kopa Turismo.

Outro destaque é a pesca esportiva do marlin, que acontece no Espírito Santo. “O maior peixe registrado foi pescado no Estado, durante um campeonato anual” conta Janete Rasseli, da Secretaria de Turismo capixaba. “Além disso, temos os esportes de montanha e arvorismo, que atraem muitos brasileiros e estrangeiros”, completa.

Outros Estados brasileiros com foco em fãs de aventura são Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão e Bahia. “São Miguel do Gostoso, a 100 km da nossa capital, é um dos melhores destinos do mundo para a prática de esportes com vento, como kite e windsurf”, afirma Sandro Pachêco, diretor presidente da Emprotur, entidade turística potiguar. “O campeão mundial de kitesurf, um italiano, mora lá há vários anos”.