Artur Luiz Andrade   |   24/09/2014 16:37

Rio 2016 fala de transformação na Abav 2014

O diretor executivo de Comunicação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Mario Andrada, usou a grandiosidade para mostrar ao trade como a indústria do turismo pode se engajar com o evento.

O diretor executivo de Comunicação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Mario Andrada (foto), usou a grandiosidade para mostrar ao trade como a indústria do turismo pode se engajar com o evento. Ele falou ontem à tarde na Vila do Saber da Abav Expo sobre os Jogos Rio 2016 e destacou a transformação por que passa a cidade do Rio de Janeiro com legados esportivo, econômico, urbano, humano e ambiental que ficarão para o País.

“Os jogos são brasileiros. Trata-se do maior evento do mundo, realizado pelos brasileiros para todos os brasileiros”, disse Andrada, ao falar que somente nos Jogos Olímpicos, nada menos que 42 campeonatos mundiais acontecerão em 17 dias, além das cerimônias de abertura e encerramento. “Vivemos um grande momento recentemente, que foi a Copa do Mundo. Mas a Copa foi um campeonato, de uma modalidade esportiva, tudo bem que a mais popular do mundo. Nos Jogos, teremos campeonatos de mais de 40 modalidades olímpicas e mais de 20 paralímpicas”.

“Haverá ainda as quatro cidades que receberão a competição de futebol – São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador. O Rio de Janeiro terá quatro regiões unindo a cidade. São elas a Barra, onde estará o Parque Olímpico e a Vila Olímpica, por exemplo, Deodoro, Maracanã e Copacabana. A cidade toda vai se engajar com o evento. A Barra ganhará um novo centro e finalmente receberá seu metrô, um sonho de décadas”, garantiu.

As imagens do Brasil também estarão no mundo todo. Segundo o diretor, serão 5,6 mil horas de transmissão ao vivo que chegarão a mais de quatro bilhões de pessoas em todo o planeta. Andrada abordou a relação com a mídia internacional e mostrou veículos que falam com a comunidade olímpica. Para isso, citou o PANROTAS. “O Inside the Games e o Around the Rings são como o PANROTAS para o trade no que diz respeito à comunidade olímpica. Todo mundo lê”.

O diretor, claro, também falou especificamente do turismo. De acordo com dados do Ministério do Turismo citados por ele, a cidade do Rio de Janeiro deverá receber cerca de 500 mil turistas nos dois períodos dos Jogos – Olímpicos e Paralímpicos. A rede hoteleira também está se preparando para a demanda e entre 2009 e 2016 a oferta de meios de hospedagem na cidade vai crescer 41,3%. “Serão celebrações memoráveis que irão trazer benefícios reais em inclusão, educação, transporte e, claro, no esporte”, destacou Andrada.

Os Jogos Olímpicos acontecem de 5 a 21 de agosto de 2016 e os Jogos Paralímpicos começam em 7 de setembro e seguem até 18 de setembro do mesmo ano.

Tópicos relacionados