Rafael Carreira   |   09/10/2014 17:01

Abav leva questões de agências brasileiras para a Irlanda

O assessor jurídico da Abav Nacional, Marcelo Oliveira, participou hoje (09) do debate “Some current legal issues facing brazilian tour operators and travel agents”, com o objetivo de demonstrar ao mundo as principais discussões técnicas e jurídicas que envolvem as agências de turismo no Brasil.

O assessor jurídico da Abav Nacional, Marcelo Oliveira, participou hoje (09) do debate “Some current legal issues facing brazilian tour operators and travel agents”, com o objetivo de demonstrar ao mundo as principais discussões técnicas e jurídicas que envolvem as agências de turismo no Brasil, como métodos de remuneração, informação mal fornecida, direito de arrependimento, notas fiscais entre outros aspectos da legislação brasileira. A discussão faz parte da 25ª Conferência Mundial Anual do International Forum of Travel and Tourism Advocates (IFTA), realizada em Dublin, na Irlanda.

“Demonstramos as quatro principais causas de processos judiciais envolvendo agências e operadoras e que acabam gerando responsabilidade pelo modo como se interpreta a lei no Brasil. São elas: atrasos de voos e extravio de bagagens, cancelamentos e reembolsos, cobranças indevidas e a famosa responsabilidade solidária”, disse Oliveira, que também é blogueiro dos portais PANROTAS e Panhotéis.

“Participar destes eventos é muito importante, pois mostra que os problemas e discussões são os mesmos. Podemos conhecer modelos de sucesso já aplicados pelo mundo e replicar aqui”, completou. Segundo ele, esse é o caso dos fundos garantidores para as situações de insolvência e falências ou de hospedagens alternativas, com modelos e entendimentos bem aplicados em países como Israel, Japão e Estados Unidos.

Tópicos relacionados