Danilo Teixeira Alves   |   26/11/2014 13:55

“Barcelona e Veneza são cidades fakes” diz Mór, da Tap

O vice-presidente executivo da Tap Portugal, Luiz da Gama Mor, disse, durante sua palestra no Encontro PanHotéis, que cidades como Barcelona e Veneza estão cada vez mais “fakes” e parecidas com outros grandes destinos europeus.

O vice-presidente executivo da Tap Portugal, Luiz da Gama Mór, disse, durante sua palestra no Encontro PanHotéis, que cidades como Barcelona e Veneza estão cada vez mais “fakes” e parecidas com outros grandes destinos europeus. “O mundo está ficando bem parecido. As ruas comerciais dos centros urbanos na Europa estão iguais. Veneza virou uma cidade que vende produto chinês, por exemplo”, comentou ele, citando em seguida Amsterdã como um terceiro exemplo desta tendência negativa.

"O turismo tem uma grande capacidade de predação: de predar o produto, a natureza e as cidades. Está acontecendo uma democratização do transporte aéreo no mundo inteiro e isso está gerando um grande volume de passageiros, que por sua vez, acaba destruindo os destinos turísticos”, disse. “O turismo precisa ser o primeiro a defender a natureza e a sustentabilidade. Se não incorporamos isso o quanto antes, nós vamos sofrer restrições em breve”, completou.

Mór acalmou os participantes do Encontro PanHotéis ao dizer que o Brasil está longe de sofrer esse tipo de predação motivada pelo exagero de turistas. “O visitante da Europa, por exemplo, busca autenticidade e originalidade. Isso encontramos facilmente aqui em nosso País, sobretudo na Região Amazônica”, disse. “Ter a Amazônia é o nosso diferencial. O mundo está cansado de cidades cenográficas”, completou.

Tópicos relacionados