Rodrigo Vieira   |   27/01/2015 12:35

São Paulo estuda construir arena para 20 mil no Anhembi

São Paulo está próxima de ganhar uma arena multiuso indoor com capacidade para 20 mil pessoas nas dependências do Anhembi, mais precisamente onde fica o prédio administrativo da SPTuris.

A cidade de São Paulo está próxima de ganhar uma arena multiuso indoor com capacidade para 20 mil pessoas nas dependências do Anhembi, mais precisamente onde fica o prédio administrativo da SPTuris. A prefeitura da cidade anunciou hoje o recebimento de uma Manifestação de Interesse Privado da empresa Time For Fun e, diante disso, lançou um edital de chamamento público para receber propostas de outros possíveis interessados na construção do projeto. Eles terão 15 dias para credenciamento a partir desta terça (dia 27).

Segundo a prefeitura, as propostas devem contemplar a construção de uma arena em uma área em torno de 21,6 mil metros quadrados e infraestrutura capaz de comportar eventos culturais e esportivos. Haverá também a possibilidade de naming rights, mas a palavra "Anhembi" deve estar na composição do nome. De acordo com o prefeito Fernando Haddad, os investimentos serão 100% privados, não havendo contrapartida financeira da SPTuris ou do poder público municipal. O retorno do investimento se dará na exploração comercial das receitas dos eventos. A proposta da primeira empresa interessada é de cerca de R$ 140 milhões, segundo o mandatário. O terreno continuará sendo da prefeitura

Daqui duas semanas, após recebidas as propostas, será formada uma comissão entre SPTuris e outras secretarias e empresas da prefeitura para análise. Após publicação dos projetos autorizados, eles terão mais dez dias para credenciamento, e, após esse período, 90 dias para apresentarem estudos elaborados de suas propostas. Não há prazo estipulado para abertura de licitação ou garantia de que ela ocorrerá. Isso dependerá da análise dos estudos apresentados, da avaliação da viabilidade e do interesse público na construção.

O presidente da SPTuris, Wilson Poit, afirmou que o projeto faz parte de uma revitalização de todo o Anhembi, que será tema para as próximas semanas na prefeitura. “A arena conversa com a reforma do pavilhão de exposições, que está em pauta e deve ser divulgada em breve. Será um local mais moderno, com ar-condicionado, estacionamento vertical e seguindo tendências internacionais para receber eventos ainda maiores”, conta, reforçando a importância da arena. “Já perdemos eventos como UFC e NBA para o Rio de Janeiro e temos cada vez mais interesse no fortalecimento de São Paulo na rota dos principais eventos internacionais.”

Segundo Haddad, estima-se que a capital receberá cerca de 1 milhão de visitantes a mais por ano com a construção dessa arena. “Tudo isso faz parte da renovação da área da Marginal Tietê. Esse é o nosso futuro, é o século 21”.

Tópicos relacionados