Movida

Antonio R. Rocha   |   23/03/2015 12:40

Fórum e feira movimentam turismo do Rio Grande do Norte

O turismo do Rio Grande do Norte vive um bom momento. Depois do anúncio da desoneração do querosene da aviação, através da redução da alíquota do ICMS, há quase um mês

PANROTAS / Emerson Souza
Fernando Bezerril (secretário de Turismo de Natal), Antonio Roberto Rocha, Cláudia Pessoa (consultora em Gestão Pública no Turismo), Senador Garibaldi Alves, Gustavo Porpino (diretor da Argus Eventos) e vereador Felipe Alves
Fernando Bezerril (secretário de Turismo de Natal), Antonio Roberto Rocha, Cláudia Pessoa (consultora em Gestão Pública no Turismo), Senador Garibaldi Alves, Gustavo Porpino (diretor da Argus Eventos) e vereador Felipe Alves
O turismo do Rio Grande do Norte vive um bom momento. Depois do anúncio da desoneração do querosene da aviação, através da redução da alíquota do ICMS, há quase um mês, dois eventos simultâneos, realizados na quinta e sexta-feira da semana passada, trouxeram novo ânimo e novas tendências para o principal vetor da economia do Rio Grande do Norte.

O 6º Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte trouxe notícias tão boas quanto imediatas para o setor. Entre elas, o comunicado da Gol Linhas Aéreas Inteligentes sobre o voo charter semanal de Buenos Aires (aos sábados) no segundo semestre. A notícia foi bastante comemorada no Fórum, na quinta-feira passada.

Curiosamente, o anúncio oficial foi feito em meio ao painel que abordou o possível retorno do turismo internacional para Natal. Entre os debatedores estavam três operadores internacionais: Mário di Nicolantonio, da Dimensione - Itália; Petter Wetterstrend, da Apolo-Kuoni - Suécia; e Johan Tyren, da Barceló Viajes - Espanha, além da operadora de receptivo Cristina Grahn, da Compass, com sede no Rio de Janeiro.

É possível que Natal ganhe um voo charter de Estocolmo, na Suécia, em novembro de 2016. Prudentes, o secretário de Turismo do RN, Ruy Gaspar, e o operador sueco Peter Wetterstrend optaram pelo caminho da probabilidade e não confirmaram o voo. Mas, segundo eles, as negociações estão evoluindo e em breve, aí sim, poderá haver o anúncio oficial.

Os outros painéis do 6º Fórum de Turismo do RN abordaram, entre outros temas, o turista independente, com palestra do jornalista, escritor e consultor Ricardo Freire; a gastronomia como indutor de turismo, a cargo de Leandro Penna Catão, professor do curso de Mestrado da faculdade de Gastronomia do Senac-MG; gestão pública no turismo, com a atual consultora no segmento, ex-secretária de Turismo de Maceió e ex-presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), Cláudia Pessoa; e o impacto dos eventos na economia do turismo, painel que encerrou o Fórum e foi conduzido pelo presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando.

Paralelamente ao 6º Fórum de Turismo do RN foi realizada a 1ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN, com 92 estandes comerciais e de destinos potiguares, além de espaços institucionais dos principais patrocinadores (Fecomércio-RN, Banco do Nordeste e Cosern), exposição sobre Natal na Segunda Gierra, mostra do genuíno artesanato potiguar e apresentações culturais a cargo de grupos de xaxado, trios de forró, orquestras sanfônicas, côco-de-roda e boi de reis.

Segundo os responsáveis pela Argus Eventos, que promove o Fórum e a Feira, cerca de 1.3 mil pessoas circularam pelos dois eventos no primeiro dia (quinta). Na sexta, o número de presentes chegou a quase 1,2 mil. A feira foi aberta ao público. Só o Fórum exigiu inscrição.

Veja abaixo algumas fotos do evento.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias