Alex Souza   |   26/06/2015 18:39

2º Salão de Turismo Rota 101 NE é lançado em Recife

Foi lançado nesta sexta-feira, durante café da manhã no Mercure Mar Hotel Conventions, em Recife, o 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, que se realizará no Centro de Convenções de Pernambuco de 6 a 8 de agosto

Foi lançado nesta sexta-feira, durante café da manhã no Mercure Mar Hotel Conventions, em Recife, o 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, que se realizará no Centro de Convenções de Pernambuco de 6 a 8 de agosto.

Estiveram presentes à solenidade, entre outros, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves; o prefeito do Recife, Geraldo Júlio; e os secretários de Turismo anfitriões: Felipe Carreras, de Pernambuco; e Camilo Simões, do Recife.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Laplace Gomes, também esteve no lançamento do Salão, assim como os secretários adjunto de Turismo do Rio Grande do Norte, Manuel Gaspar, e de Natal, Fernando Bezerril.

Vários outros secretários de Turismo de municípios que compõem a Rota 101 Nordeste (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte) também estiveram no lançamento do evento, assim como empresários (na maioria hoteleiros) e superintendentes de instituições como Sebrae, Banco do Nordeste e Fecomércio.

TURISMO REGIONAL
Em longo discurso, o ministro ressaltou a importância do turismo regional, sobretudo neste momento. "As pesquisas mostram como o turismo rodoviário está em alta, sobretudo em rodovias em bom estado, como a BR-101, no trecho que vai de Alagoas ao Rio Grande do Norte".

Ele fez questão de ressaltar, também, que o Ministério do Turismo, que apóia o Salão, assim como a CVC, aproveitará o evento de agosto, também, para inserir novos destinos de praia e de serra, dos quatro Estados, na rota dos turistas. "Faremos capacitações de agentes de viagens, para que eles conheçam algumas ações do MTur e indiquem cada vez mais pacotes conjugados dentro da Rota 101 Nordeste", comentou o ministro.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, é um entusiasta do projeto. "Esta rota não divide destinos. Ela multiplica turistas". Já para o secretário de Turismo da capital pernambucana, Camilo Simões, Recife aproveitará o Salão para fazer o maior encontro de agentes de viagem do Nordeste. "Será uma oportunidade também para trazermos jornalistas e mostrarmos os avanços que a cidade vem obtendo em sua região portuário", comenta.

PLAY TOWN
Durante a rápida visita a o Recife, o ministro do Turismo e o prefeito da capital pernambucana firmaram convênio de R$ 2 milhões para a construção de mobiliário urbano e interativo desenvolvido com a tecnologia gerada no Porto Digital do Recife. Os equipamentos vão permitir aos turistas o encontro entre o novo e o antigo, através de tótens interativos, no bairro do Recife (conhecido como Recife Antigo) e no entorno do centro histórico da capital pernambucana.

Ainda no Recife, Alves foi recebido no palácio Campo das Princesas pelo governador Paulo Câmara. Entre outros assuntos inerentes ao turismo (o governador é ex-secretário de Turismo de Pernambuco), conversaram sobre o hub que o Grupo Latam vais instalar no próximo ano Nordeste.

Câmara ressaltou que todo o seu Governo está empenhado e trabalhando para esta conquista. Já o ministro comentou que o coração é potiguar, que obviamente torce para o Rio Grande do Norte enquanto cidadão comum, mas que a decisão será absolutamente técnica. O mais importante, segundo ele, é que o hub contemplará o Nordeste.

Veja abaixo algumas fotos.

Tópicos relacionados