Antonio R. Rocha   |   01/06/2015 13:55

CTI Nordeste divulga números finais da BNTM

A Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE) divulgou oficialmente, nesta segunda-feira (1º)

A Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE) divulgou oficialmente, nesta segunda-feira (1º), os números finais da edição 2015 da BNTM, realizada na semana passada em Fortaleza. O balanço aponta crescimento nas perspectivas no volume de negócios em relação ao ano passado, subindo de R$ 250 milhões para R$ 263 milhões em 2015.

O aumento deste ano pode ser atribuído ao número de encontros realizados entre fornecedores e operadores nacionais e internacionais, que superou as expectativas da CTI/NE, com 3.983 reuniões agendadas. Na edição 2014, realizada em Recife, o total de encontros de negócios foi de 3.342.

Para a presidente da CTI/NE e secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Jeanine Pires, a BNTM 2015 foi além das expectativas iniciais, mostrando a força do turismo na região Nordeste. Ela enfatizou que, durante o período de inscrições, 420 buyers demonstraram interesse em participar da BNTM.

“Nós, que fazemos a CTI/NE, sabíamos das dificuldades que seriam encontradas para realização do evento, mas este é um momento muito favorável para promover o Nordeste, levando em consideração o aumento pela procura dos destinos nacionais este ano”, comenta.

Jeanine Pires afirmou que, a partir de agora, a CTI/NE vai trabalhar no processo de melhoria e reformulação do modelo da BNTM para as próximas edições ganharem ainda mais dinâmica e, consequentemente, avançarem nas relações comerciais.

“Nosso principal objetivo é aumentar e diversificar os produtos oferecidos pelos fornecedores”, completa.

Além de fornecedores dos nove Estados da região Nordeste, representantes de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Distrito Federal participaram de encontros com operadores de 43 países. A BNTM 2015 contou com 226 buyers e 106 suppliers cadastrados, conforme publicado pelo Portal PANROTAS.

Do total de compradores, o Brasil correspondeu a 22,07%, seguido pela Argentina (11,44%), Reino Unido (8,72%), Estados Unidos (7,62%) e Itália (5,72%). Países como Jamaica, Estônia, Hungria e Romênia participaram pela primeira vez da BNTM.

Em relação ao número de fornecedores, o Ceará, Estado anfitrião, foi responsável por 35,87% do total. Bahia e Pernambuco registraram 16,30% (15 representantes, cada). O público total do evento foi de 1.515 pessoas, entre visitantes, convidados, expositores, fornecedores e compradores.

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