Karina Cedeño   |   16/06/2015 17:13

Mercosul quer alteração em tributação comercial on-line

Hoje foi realizada, em Foz do Iguaçu (PR), a 15ª Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul, e por meio de ata intitulada “Analisar as consequências do sistema de comercialização do turismo online nos mercados do Mercosul e suas consequências no âmbito tributário", os países integrantes do bloco pe

Hoje foi realizada, em Foz do Iguaçu (PR), a 15ª Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul, e por meio de ata intitulada “Analisar as consequências do sistema de comercialização do turismo on-line nos mercados do Mercosul e suas consequências no âmbito tributário", os países integrantes do bloco pediram uma mudança nas regras que regem a tributação do comércio on-line de turismo que ocorre na região.

Caso a mudança requerida seja implantada, uma parcela dos tributos que hoje é paga pelos sites que comercializam produtos e serviços de turismo seria repassada aos países integrantes do bloco, e operações não tributadas poderiam ter que pagar imposto.

"Essas são mudanças que ocorrem no sistema turístico, mas que não encontram no sistema tributário uma correlação. Hoje esse comércio on-line amplia nossa competitividade e facilita o fluxo de turistas no Mercosul, mas não deixa contribuição tributária nos países que recebem os turistas e que poderia ser revertido em crescimento da economia", disse o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

Além dele, estiveram presentes na reunião o ministro do Turismo, Henrique Alves, o ministro do Turismo da Argentina, Carlos Enrique Meyer, e a ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo. Também participaram os vice-ministros do Uruguai, Benjamin Liberoff, e da Venezuela, Emilio Álvarez, além da subsecretária de Turismo do Chile, Javiera Montes Cruz. Todos assinaram a ata como compromisso para se esforçarem na promoção conjunta.

Tópicos relacionados