Karina Cedeño   |   16/06/2015 18:59

Setur gaúcha coloca Centro de Eventos em pauta

O secretário de Turismo de Porto Alegre, Luís Fernando Moraes, falou ao Portal PANROTAS sobre a reunião realizada hoje em Brasília junto a senadores e deputados gaúchos, com o objetivo de pedir a liberação dos recursos do PAC Turismo para a construção do Centro de Eventos de Porto Alegre.

O secretário de Turismo de Porto Alegre, Luís Fernando Moraes, falou ao Portal PANROTAS sobre a reunião realizada hoje em Brasília junto a senadores e deputados gaúchos, com o objetivo de pedir a liberação dos recursos do PAC Turismo empenhados pelo governo federal para a obra de construção do Centro de Feiras e Convenções de Porto Alegre.

Os recursos, no valor de R$ 60 milhões, são parte do total de R$ 660 milhões do PAC do Turismo disponibilizado a cerca de dez capitais do País para que aprimorassem sua infraestrutura para eventos. Atualmente o montante está ameaçado de ser suspenso pelo decreto presidencial 8407, segundo o qual o governo federal inclui obras do PAC nas despesas inscritas como ‘restos a pagar’. A medida limita os prazos para o início das referidas obras e determina a anulação dos convênios caso não sejam cumpridos.

“Dos 13 projetos selecionados pelo PAC Turismo no final de 2013, apenas sete foram para a frente. Eram projetos que já tinham sido iniciados e demandavam dinheiro para sua finalização. A construção do Centro de Eventos de Porto Alegre foi colocada na categoria de ‘restos a pagar’, e o nosso intuito, nesta reunião realizada hoje, é de que o governo dê mais atenção a este projeto, que pode contribuir significativamente para que o País aumente sua competitividade no turismo de eventos. Queremos mobilizar a bancada e os políticos gaúchos de que esta é uma questão muito importante”, diz o secretário.

As propostas feitas na reunião serão enviadas ao ministro do Turismo, Henrique Alves.

Tópicos relacionados