Danilo Teixeira Alves   |   29/09/2015 23:22

Setur de Recife discute economia criativa no turismo

RECIFE - Discutir soluções inovadoras para driblar a crise e estimular a busca por diferenciais criativos entre as atrações turísticas já conhecidas de Recife, a prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, realiza desde o dia 26 de setembro a Semana do Turismo de Recife

RECIFE - Para discutir soluções inovadoras para driblar a crise e estimular a busca por diferenciais criativos entre as atrações turísticas já conhecidas da capital pernambucana, a prefeitura de Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, realizou hoje o Fórum comemorativo do Dia Mundial do Turismo, que contou com a presença do secretário de Turismo e Lazer da cidade, Camilo Simões.

“Turismo e economia criativa, dois temas que se entrelaçam. O jeito de fazer turismo está mudando, de trabalhar também. Hoje ninguém vende um destino apenas com uma bela foto de praia ou daquele museu que todos querem visitar. Nossos objetivos precisam se centralizar em experiências, das mais diversas possíveis. Precisamos vender nossa religião, cultura, modo de vida, jeito de andar e falar, tudo aqui que o turista só vai encontrar em Recife”, disse o secretário. “Vamos tornar Recife ainda mais diferente das outras capitais do Nordeste”, completou.

Para ele, o trade recifense precisa promover cada vez mais inovações criativas. “São essas iniciativas que se tornam uma ótima saída para momentos de crise econômica, como esta que o País atravessa. Mudar nosso jeito de olhar as coisas. Precisamos de novas ideias, negócios e visões. É para isso que estamos reunindo todos os interessados na mudança durante toda essa semana”, afirmou Camilo.

Na noite de hoje, Ana Carla Fonseca, da Garimpo Soluções, e Lucas Foster, da Project Hub, abriram a programação com duas palestras ligadas à economia criativa. O público de 350 pessoas, praticamente formado por mestres e alunos das principais faculdades e universidades de Recife, lotou o Cine Teatro Apolo, localizado no centro da cidade. Logo em seguida, José Otávio Lins, dono do Cult Hotel, mediou a apresentação de quatro cases de sucesso: Táxi Cultural, de Mauro Lima, Azul Fusca Hostel, de Victória Moura, O mundo lá de casa, de Lucia Helena Rodrigues, e Olha!Recife, da Secretaria de Turismo e Lazer da capital pernambucana, representada por Bráulio Moura.

A programação da Semana do Turismo, iniciada no último dia 26, segue amanhã com três oficinas: "Turismo Comunitário: fazeres e perspectivas", a partir das 8h, no Paço do Frevo; "Acessibilidade Comunicacional no turismo", também a partir das 8h, só que no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, e "Museus e turismo: possibilidades e práticas", a partir das 14h no Paço do Frevo.

Já o encerramento será na quinta-feira, dia 30, com o PANROTAS Next, a nova geração de eventos da PANROTAS, repletos de interatividade e inovação. O evento acontecerá no Grand Mercure Recife Atlante Plaza, a partir das 13h. Palestras de Maurici Junior, especialista em Marketing Digital e Comércio Eletrônico, e Zé Luiz Tavares, bacharel em Comunicação e Especialização em Publicidade e Propaganda, ambas serão mediadas pelo editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade.

Segundo Camilo, este é o primeiro ano que a prefeitura realiza a Semana do Turismo com uma programação tão extensa e que abrange diversas regiões da cidade. "Fizemos isso para o Dia Mundial do Turismo, celebrado no último dia 27", concluiu.


Tópicos relacionados